ANEXO “C” PROGRAMA COMPLETO DE DISCIPLINA A SER INTRODUZIDA NA ESTRUTURA CURRICULAR DE 2005 Unidade: Curso: Bacharelado em Física Departamento: ____________________________________________________________ 1. Disciplina: Física III 2. Código: _____________________________________________________________ 3. Semestral Sim 5. Obrigatória Sim 4. Anual 6. Optativa: _____________________________________________________________ 7. Disciplina requisito ou indicação de conjunto: Cálculo II (f) _____________________________________________________________ 8. Créditos: 06 9. Semestre ideal: quarto (diurno e noturno) a. Aula: _____________________________ b. Trabalho: 10. Nº máximo de alunos por turma: c. Total: 06 _____________________________________________________________ 11. Objetivos: Iniciar o estudo de eletromagnetismo _____________________________________________________________ 12. Conteúdo: • - Carga elétrica, eletrização e lei de Coulomb. - Campo elétrico. - Fluxo do campo elétrico e lei de Gauss. - Divergente. - Dedução do teorema de Gauss. - Trabalho do campo elétrico - Potencial elétrico. - Significado físico do Gradiente. - Obtenção do campo elétrico a partir do potencial eletrostático - Condutores - Capacitância e capacitores de diferente geometria. - Energia eletrostática. - A corrente elétrica. Densidade de corrente. - Equação da Continuidade. - Campo magnetostático e experiência de Oersted. - Lei de Biot-Savart. - Força de Lorentz e movimento de cargas em campos EM estáticos. - Lei de Ampère. - Fluxo do vetor B. - Força eletromotriz e indução magnética. - Lei de Faraday. - Indutância própria e indutância mútua. - Energia no campo magnético. - Reatâncias -Circuitos LC, RC e RL. - Circuito RLC e condição de ressonância. _____________________________________________________________ 13. Métodos utilizados: aulas expositivas, demonstrações em sala de aula (eletrização, experiências de Oersted e Faraday), exercícios com monitor/professor. _____________________________________________________________ 14. Atividades discentes: Aulas e exercícios. _____________________________________________________________ 15. Carga horária semestral: 90 16. Carga horária anual: Aulas teóricas: 90 Aulas teóricas: Aulas práticas: Aulas práticas: Seminários: Seminários: Outros: Outros: _____________________________________________________________ 17. Critérios de avaliação de aprendizagem: Provas e listas de exercícios. _____________________________________________________________ 18. Normas de recuperação: _____________________________________________________________ 19. Bibliografia Básica: Apostila Robilotta et al, Moysés III _____________________________________________________________ 20. Professor responsável: JUSTIFICATIVA: A disciplina de Física III mantém boa parte do seu conteúdo atual, trocando o tópico equações de Maxwell na forma diferencial com o estudo de circuitos. Deve ser colocada após o curso de Cálculo III, aproveitando assim o estudo de integrais duplas, triplas e dos teoremas de Stokes e Gauss.