ANEXO "C” PROGRAMA COMPLETO DE DISCIPLINA A SER INTRODUZIDA NA ESTRUTURA CURRICULAR DE 2005 Unidade: Curso: Bacharelado em Física Departamento: _____________________________________________________________ 1. Disciplina: Física I 2. Código: _____________________________________________________________ 3. Semestral Sim 5. Obrigatória Sim 4. Anual 6. Optativa: _____________________________________________________________ 7. Disciplina requisito ou indicação de conjunto: Vestibular _____________________________________________________________ 8. Créditos: 04 9. Semestre ideal: 1º Semestre a. Aula: ------------------------------------------------- b. Trabalho: 10. NO máximo de alunos por turma: c. Total: 04 _____________________________________________________________ 11. Objetivos: Discutir o caráter da lei física e da medida em física. Iniciar o estudo da mecânica clássica, introduzindo as ferramentas do cálculo e do espaço vetorial. Apresentar as leis de Newton, suas interpretações e aplicações mais diretas. _____________________________________________________________ 12. Conteúdo: 1 - Introdução - Grandezas físicas, dimensões e sistemas de unidades. - Modelos, experimentos, a relação entre a Matemática e a Física. 2 - Cinemática Vetorial. - Movimento unidimensional. - Interpretação física de limite, derivada e integral. - Movimento bidimensional - Vetor deslocamento e vetor velocidade. - Movimento circular. 3 - Leis de Newton. - Dinâmica de uma partícula. - Força de atrito. - Movimento circular e movimento de projéteis. 4 - Energia. - Trabalho. - Energia cinética. - Energia Potencial - Conservação da energia mecânica. 5 - Momento linear - Sistema de duas partículas. - Conservação do momento linear. - Sistema de muitas partículas. - Sistemas de massa variável. 6 - Colisões. - Impulso de uma força - Colisões elásticas e inelásticas em uma dimensão - Colisões elásticas e inelásticas bidimensionais 7 - Momento angular e torque. - Representação vetorial das rotações - Conceituação de torque e momento angular 13. Métodos utilizados: Aulas expositivas, demonstrações em sala de aula, aulas de exercícios com auxílio de monitores (~ 1 monitor para cada 15 alunos) pelo menos em 2 h semanais, listas de exercícios, atendimento a dúvidas. _____________________________________________________________ 14. Atividades discentes: Aulas e exercícios _____________________________________________________________ 15. Carga horária semestral: 60 16. Carga horária anual: Aulas teóricas: 60 Aulas teóricas: Aulas práticas: Aulas práticas: Seminários: Seminários: Outros: Outros: _____________________________________________________________ 17. Critérios de avaliação de aprendizagem: O aluno é avaliado por listas de exercícios e provas. _____________________________________________________________ 18. Normas de recuperação: Os alunos em recuperação deverão fazer uma prova, sendo a nota de recuperação obtida através da média ponderada entre a nota da prova de recuperação (peso 2) e a nota obtida ao fim da disciplina (peso 1). _____________________________________________________________ 19. Bibliografia Básica: H. M. Nussenzveig - Curso de Física Básica, vol 1, Mecânica _____________________________________________________________ 20. Professor responsável: JUSTIFICATIVA: Esta primeira disciplina de física básica deve procurar apresentar o universo físico e o modo de pensar em física, complementando as palestras da disciplina Tópicos Especiais em Física. A disciplina deve se iniciar depois de um mês e meio de aula, período utilizado para um melhor preparo dos alunos, através da disciplina Tópicos Especiais em Física e do início dos cursos de Cálculo I (limites e derivadas) e Geometria e Vetores. É possível assim cobrir o programa em ritmo normal, o que não vem acontecendo no curso de Introdução à Física. Trata-se de uma re-adequação de conteúdos de FAP100 e FEP111. O estudo básico da mecânica clássica é complementado pela disciplina Física II.