ANEXO "C"
PROGRAMA COMPLETO DE DISCIPLINA A SER INTRODUZIDA NA ESTRUTURA CURRICULAR DE 2005 |
Unidade
:Curso: Física Aplicada
Departamento: ____________________________________________________________
1. Disciplina: Fisiologia e Biofísica I 2. Código: BMB0109
____________________________________________________________
3. Semestral Sim 5. Obrigatória Sim
4. Anual 6. Optativa:
____________________________________________________________
7. Disciplina requisito ou indicação de conjunto:
____________________________________________________________
8. Créditos: 04 9. Semestre ideal: quarto
a. Aula: 04 -------------------------------------------------
b. Trabalho: 10. NO máximo de alunos por turma:
c. Total: 04
____________________________________________________________
11. Objetivos: O programa da disciplina de Fisiologia e Biofísica da Fauldade de Ciências Farmacêuticas visa a fornecer conhecimentos básicos dessas Ciências. Ao concluir o curso o aluno deve ter adquirido conhecimentos abrangentes e estar capacitado a relacionar Fisiologia às outras disciplinas do currículo.
________________________________________________________
12. Conteúdo:
Neurofisiologia: -Princípios funcionais do sistema nervoso: relação Sistema Nervosos Central - Comportamento Humano-Sistemas sensoriais: propriedades gerais do processamento sensorial: visão; audição; gustação e olfação; somestesia; integração sensório-motora-Sistemas motores: propriedades gerais da contração dos músculos esqueléticos; postura e controle da tonicidade; reflexos; organização central-Biofísica: origem dos fenômenos bio-elétricos; potencial de membrana; potencial de ação; integração sináptica-Sistema nervoso autônomo: organização geral das funções autonômica; caracterização dos ramos simpático e parassimpático; regulação de reflexos viscerais e controle central-Atividade Nervosa Superior: cronobiologia; ciclo vigilia-sono; consciência e linguagem; motivação; emoção; memória; aprendizado.
Fisiologia do Sistema Renal: - Hemodinâmica renal: Pressões hidrostática e osmótica - ultrafiltração glomerular e reabsorção nos capilares peritubulares; medidas do fluxo plasmático renal e do ritmo de filtração glomerular-Transporte tubular - mecanismos moleculares de reabsorção e secreção; mecanismo contracorrente na alça de Henle; ação do HAD e regulação do volume e da osmolaridade da urina.
13. Métodos utilizados:
Aulas teóricas, aulas práticas e resoluções de questões em grupos de discussão. As aulas teóricas têm características de preparação para os grupos de discussão, de síntese dos tópicos abordados e de revisão. Nas aulas práticas os alunos terão a oportunidade de verificar princípios de investigação fisiológica.____________________________________________________________
14. Atividades discentes: Participação nas aulas expositivas e práticas mais seminários.
____________________________________________________________
15. Carga horária semestral: 60 16. Carga horária anual:
Aulas teóricas: 60 Aulas teóricas:
Aulas práticas: Aulas práticas:
Seminários: Seminários:
Outros: Outros:
____________________________________________________________
17. Critérios de avaliação de aprendizagem:
Provas com questões objetivas e dissertativas abrangentes do conteúdo ministrado. Durante o curso são ministradas cerca de 5 provas.____________________________________________________________
18. Normas de recuperação:
Será oferecida prova de recuperação (Res. COG 3583/89) nos meses de julho para as disciplinas do 1o semestre e em fevereiro para as disciplinas do 2o semestre, exigindo-se média igual ou superior a 5,0 (cinco) para aprovação.____________________________________________________________
19. Bibliografia Básica:
Roberto Lent, "Cem Biulhões de Neurônios" Atheneu 2001Bear, Connors & Paradiso, "Neuroscience" segunda ediçãoLippincott Williams & Wilkins 2001Martini , "Anatomy and Physiology" Prentice Hall 1998Vander, Sherman & Luciano Human Physiology, McGraw-Hill, 1990 (ou edição brasileira)Kandel, Schwartz e Jessell Essentials of Neural Science and behavior, Prentice Hall, 1995
20. Professor responsável
: