ANEXO "C"
PROGRAMA COMPLETO DE DISCIPLINA A SER INTRODUZIDA NA ESTRUTURA CURRICULAR DE 2005 |
Unidade
: Instituto de FísicaCurso:
Física AplicadaDepartamento:
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1. Disciplina: Iniciação Científica 2. Código:
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3. Semestral 5. Obrigatória
4. Anual Sim 6. Optativa: Sim
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7. Disciplina requisito ou indicação de conjunto:
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8. Créditos: 12 9. Semestre ideal: Nono e Décimo
a. Aula: 0 ---------------------------------------------------------------
b. Trabalho: 12 10. NO máximo de alunos por turma:
c. Total: 12
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11. Objetivos: Esta disciplina visa desenvolver práticas orientadas, com o objetivo de promover a integração dos alunos às atividades de pesquisa desenvolvidas no IFUSP ou nas unidades parceiras.
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12. Conteúdo: Por se tratar de uma disciplina que visa a iniciação científica dos estudantes, a ementa é constituída essencialmente por tópicos relacionados às três áreas do curso de Física Aplicada (Ciência e Tecnologia Nucleares, Física dos Materiais e Físca Médica e Biofísica). A escolha é ampla e feita de comum acordo entre o docente orientador e o aluno.
13. Métodos utilizados
: Orientação individual que propicie o desenvolvimento de um projeto de pesquisa, proposto de comum acordo entre o orientador e o aluno, com a organização dos resultados sob a forma de relatórios periódicos e posterior apresentação desses resultados sob a forma de seminários.________________________________________________________________________
14. Atividades discentes: Pesquisas, práticas e reflexões desenvolvidas tendo como tema o projeto de pesquisa escolhido.
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15. Carga horária semestral: 16. Carga horária anual:
Aulas teóricas: Aulas teóricas:
Aulas práticas: Aulas práticas:
Seminários: Seminários:
Outros: Outros: ??? horas em atividades de trabalho
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17. Critérios de avaliação de aprendizagem: Análise e avaliação de: a) relatórios escritos, efetuada pelo docente orientador b) seminário, por bancas constituídas especialmente para esse fim.
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18. Normas de recuperação: Os alunos em recuperação terão um prazo para refazer os trabalhos considerados insuficientes, sendo conveniente que, caso a deficiência resida no seminário final, a nova avaliação seja efetuada pela mesma banca responsável pela primeira avaliação. A média final, neste caso, deverá seguir as normas usuais do IFUSP.
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19. Bibliografia Básica: A bibliografia pertinente dependerá do particular projeto a ser desenvolvido pelo aluno; ela será composta por livros, teses, dissertações, artigos de revistas especializadas, etc.
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20. Professor responsável: A ser indicado pela Comissão de Graduação
JUSTIFICATIVA:
A Pesquisa é uma das atividades-fim da USP. No IFUSP, as atividades de pesquisa são centrais e sua importância deve ser buscada nas origens do Instituto, ligadas à própria fundação da USP e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Os professores estrangeiros que iniciaram a construção do Departamento de Física da recente Faculdade usaram como alicerces suas próprias atividades de pesquisa, às quais rapidamente agregaram talentosos estudantes -- de graduação. O IFUSP tem contemplam um programa de iniciação científica consolidado que, entretanto, não está organicamente ligado ao ensino de graduação. A expansão da fronteira do conhecimento, que torna difícil a apresentação de temas atuais nas disciplinas de graduação, a necessidade de preparar mais adequadamente os futuros bacharéis para o ingresso na pós-graduação, em particular face à provável diminuição da ênfase, e quiçá eliminação, do Mestrado, e a demanda da sociedade por profissionais dotados da habilidade de "aprender a aprender", tornam desejável que à formação dos estudantes de graduação seja agregada a experiência adquirida em um trabalho de pesquisa realizado sob a orientação de um pesquisador experiente. Um corolário importante disso é o estímulo e o interesse adicionais que esse envolvimento trará ao estudante, o que poderá minorar as taxas de evasão. Um aspecto que não deve ser negligenciado desta proposta (tal como formulada abaixo) é a possibilidade de permitir a atuação de orientadores ligados a setores externos ao IFUSP, em um estímulo direto (um estímulo à interdisciplinaridade) e mesmo externos à USP (abrindo a possibilidade de serem desenvolvidos projetos ligados às atividades profissionais dos alunos que trabalham, tendo como subproduto potencial uma maior abertura do IFUSP às atividades desenvolvidas pelo setor produtivo). É nesse amplo horizonte que estamos propondo a criação da disciplina optativa de Iniciação Científica.