ANEXO “C” PROGRAMA COMPLETO DE DISCIPLINA A SER INTRODUZIDA NA ESTRUTURA CURRICULAR DE 2005 Unidade: Curso: Bacharelado em Física Departamento: __________________________________________________________________ 1. Disciplina: Física Experimental I 2. Código: __________________________________________________________________ 3. Semestral Sim 5. Obrigatória Sim 4. Anual 6. Optativa: __________________________________________________________________ 7. Disciplina requisito ou indicação de conjunto: Vestibular __________________________________________________________________ 8. Créditos: 04 9. Semestre ideal: primeiro (diurno e noturno) a. Aula: ----------------------------------------------------- b. Trabalho: 10. NO máximo de alunos por turma: c. Total: 04 __________________________________________________________________ 11. Objetivos: a) introdução aos procedimentos e práticas experimentais b) desenvolvimento do conceito físico de medida e sua incerteza c) aprendizagem do uso de instrumentação científica básica e desenvolvimento da habilidade de avaliação de sua qualidade e precisão d) desenvolvimento da habilidade de organização dos dados e) desenvolvimento do hábito do trabalho em grupo f) desenvolvimento das seguintes habilidades específicas: - identificação e conceituação de incertezas e de sua propagação - realização de análises gráficas __________________________________________________________________ 12. Conteúdo: Através de um conjunto de experimentos de execução simples, utilizando-se de 2 a 3 semanas por experimento: - praticar tomadas de dados cuidadosas; - desenvolver a análise crítica do conjunto de dados do aluno, da equipe e da classe; - verificar a existência e quantificar incertezas experimentais; - analisar dados, em aula, com assistência do professor; - confeccionar gráficos e retirar deles informações sobre o experimento e sobre o fenômeno físico em questão; - verificar a influência da incerteza da(s) grandeza(s) medida(s) em grandezas e quantidades dela derivadas: medições diretas e indiretas, introdução à propagação de incertezas; - realizar comparações de resultados obtidos por diferentes experimentadores e por metodologias diversas. Criticar discrepâncias encontradas, levando em conta limitações experimentais e teóricas envolvidas na obtenção dos resultados; - elaborar a síntese do experimento, selecionando adequadamente as informações obtidas. __________________________________________________________________ 13. Métodos utilizados: Aulas envolvendo: atividades experimentais individuais e em grupo, atividades de análise de dados, elaboração de sínteses. __________________________________________________________________ 14. Atividades discentes: Atividades experimentais e de análise e elaboração de sínteses. __________________________________________________________________ 15. Carga horária semestral: 60 16. Carga horária anual: Aulas teóricas: Aulas teóricas: Aulas práticas: 60 Aulas práticas: Seminários: Seminários: Outros: Outros: __________________________________________________________________ 17. Critérios de avaliação de aprendizagem: O aluno é avaliado pela sua participação nas atividades propostas, sínteses e provas. __________________________________________________________________ 18. Normas de recuperação: __________________________________________________________________ 19. Bibliografia Básica: __________________________________________________________________ 20. Professor responsável: JUSTIFICATIVA: Para Física Experimental I e II, propomos que seja adotada uma postura onde a compreensão física e a percepção intuitiva dos conceitos de medida e sua incerteza seja enfatizada. Para uma melhor incorporação das boas práticas experimentais e amadurecimento científico do aluno, a análise dos dados experimentais deve ser realizada durante as aulas, sob supervisão docente. O número de experiências deve ser compatível com o tempo disponível em sala de aula, prevendo-se tempos adequados para a tomada de dados, a sua análise e atividades complementares. Deve-se levar em consideração que parte do trabalho de formalização dos conceitos de incertezas e sua propagação serão desenvolvidos na disciplina Métodos Estatísticos em Física. Nesta disciplina será escolhido um conjunto de experiências em temas diversificados, que permitam inicialmente medidas diretas de grandezas fundamentais da fisica e possam também explorar métodos indiretos de medidas de grandezas fundamentais e derivadas. Estas atividades devem visar uma apresentação geral do universo da fisica experimental.