ANEXO “C” PROGRAMA COMPLETO DE DISCIPLINA A SER INTRODUZIDA NA ESTRUTURA CURRICULAR DE 2005 Unidade: Curso: Bacharelado em Física Departamento: __________________________________________________________________ 1. Disciplina: Física Experimental III 2. Código: __________________________________________________________________ 3. Semestral Sim 5. Obrigatória Sim 4. Anual 6. Optativa: __________________________________________________________________ 7. Disciplina requisito ou indicação de conjunto: Física Experimental II (f) e Física III (p). __________________________________________________________________ 8. Créditos: 04 9. Semestre ideal: quarto (diurno e noturno) a. Aula: ----------------------------------------------------- b. Trabalho: 10. NO máximo de alunos por turma: c. Total: 04 __________________________________________________________________ 11. Objetivos: a) desenvolvimento da percepção dos limites da instrumentação e das técnicas experimentais em uso b) compreensão do papel do modelo na análise de experiências em física c) desenvolvimento da habilidade e criatividade no tratamento e apresentação de dados experimentais. d) desenvolvimento da capacidade de expressão na forma de relatório técnico/científico e) Desenvolvimento das habilidades específicas: - realizar ajustes por mínimos quadrados __________________________________________________________________ 12. Conteúdo: - Realizar um conjunto de experimentos envolvendo os temas: circuitos simples em corrente contínua com elementos lineares e não lineares; correntes contínuas e alternadas em eletrólitos; mapeamento de campos elétricos e magnéticos; balança de corrente ou balança eletrostática e campos magnéticos estáticos. - Visando um maior amadurecimento experimental dos alunos, recomenda-se a realização de um experimento eletivo ou o desenvolvimento de um projeto. 13. Métodos utilizados: Aulas envolvendo atividades experimentais individuais e em grupo, atividades de análise de dados sob a supervisão do docente, elaboração de relatórios e atendimento a dúvidas. __________________________________________________________________ 14. Atividades discentes: Atividades experimentais e de análise, elaboração de relatórios e desenvolvimento de projeto ou experimento eletivo. __________________________________________________________________ 15. Carga horária semestral: 60 16. Carga horária anual: Aulas teóricas: Aulas teóricas: Aulas práticas: 60 Aulas práticas: Seminários: Seminários: Outros: Outros: __________________________________________________________________ 17. Critérios de avaliação de aprendizagem: O aluno é avaliado pela sua participação nas atividades propostas, relatórios e provas. __________________________________________________________________ 18. Normas de recuperação: __________________________________________________________________ 19. Bibliografia Básica: Apostila __________________________________________________________________ 20. Professor responsável: JUSTIFICATIVA: Para as disciplinas Física Experimental III e IV, os conteúdos atuais podem ser mantidos. Porém, é desejável se remover as redundâncias de procedimentos experimentais e reduzir o número de experimentos. Em geral, os alunos têm bastante dificuldade em discernir dentre as variáveis, aquelas relevantes ou irrelevantes. A análise dos dados experimentais deve ser realizada durante as aulas, sob supervisão docente, permitindo assim que o docente transmita a sua experiência pessoal aos alunos. O número de experiências deve ser compatível com o tempo disponível em sala de aula, prevendo-se tempos adequados para a tomada de dados, a sua análise e atividades complementares. Para permitir uma melhor compreensão das características técnicas e limites da instrumentação em uso, um esforço deve ser realizado para induzir a prática da pré-análise dos dados experimentais, simultaneamente a sua aquisição. Estas disciplinas visam introduzir procedimentos experimentais e instrumentação científica mais sofisticada e devem conduzir a uma percepção dos limites e possibilidades dos arranjos experimentais.