ANEXO “C” PROGRAMA COMPLETO DE DISCIPLINA A SER INTRODUZIDA NA ESTRUTURA CURRICULAR DE 2005 Unidade: Curso: Bacharelado em Física Departamento: __________________________________________________________________ 1. Disciplina: Física Experimental II 2. Código: __________________________________________________________________ 3. Semestral Sim 5. Obrigatória Sim 4. Anual 6. Optativa: __________________________________________________________________ 7. Disciplina requisito ou indicação de conjunto: Física Experimental I (f) e Física II (p). __________________________________________________________________ 8. Créditos: 04 9. Semestre ideal: segundo (diurno e noturno) a. Aula: 04 ----------------------------------------------------- b. Trabalho: 10. NO máximo de alunos por turma: c. Total: 04 __________________________________________________________________ 11. Objetivos: a) aprender o uso de instrumentação científica e desenvolver a habilidade de avaliação de sua qualidade e precisão b) desenvolver a habilidade de encadeamento lógico entre dados, análises e conclusões c) desenvolver a habilidade de apresentação ordenada de resultados experimentais (relatórios, seminários, etc) d) desenvolver o hábito do trabalho em grupo e) Desenvolver as habilidades específicas: - realização de análises gráficas - introdução aos ajustes por mínimos quadrados em funções lineares __________________________________________________________________ 12. Conteúdo: Através de um conjunto de experimentos, utilizando-se de 2 a 3 semanas por experimento, desenvolver e praticar: - tomadas de dados cuidadosas; - análise crítica do conjunto de dados do aluno, da equipe ou da classe; - análises de dados, em aula, assistidas por professor; - adquirir pleno domínio sobre a determinação de incertezas experimentais e sua propagação; - realizar comparações de resultados obtidos por diferentes experimentadores e por metodologias diversas. Criticar discrepâncias encontradas, levando em conta limitações experimentais e teóricas envolvidas na obtenção dos resultados; - elaborar o relatório do experimento, selecionando adequadamente as informações obtidas e estabelecendo claramente os seus limites teóricos e experimentais. Visando uma maior motivação dos alunos, recomenda-se a realização de um experimento eletivo. __________________________________________________________________ 13. Métodos utilizados: Aulas envolvendo: atividades experimentais individuais e em grupo, atividades de análise de dados e elaboração de relatórios. __________________________________________________________________ 14. Atividades discentes: Atividades experimentais e de análise e elaboração de relatórios. __________________________________________________________________ 15. Carga horária semestral: 60 16. Carga horária anual: Aulas teóricas: Aulas teóricas: Aulas práticas: 60 Aulas práticas: Seminários: Seminários: Outros: Outros: __________________________________________________________________ 17. Critérios de avaliação de aprendizagem: O aluno é avaliado pela sua participação nas atividades propostas, relatórios e provas. __________________________________________________________________ 18. Normas de recuperação: __________________________________________________________________ 19. Bibliografia Básica: Apostila __________________________________________________________________ 20. Professor responsável: JUSTIFICATIVA: Para Física Experimental I e II, propomos que seja adotada uma postura onde a compreensão física e a percepção intuitiva dos conceitos de medida e sua incerteza seja enfatizada. Para uma melhor incorporação das boas práticas experimentais e amadurecimento científico do aluno, a análise dos dados experimentais deve ser realizada durante as aulas, sob supervisão docente. O número de experiências deve ser compatível com o tempo disponível em sala de aula, prevendo-se tempos adequados para a tomada de dados, a sua análise e atividades complementares. Deve-se levar em consideração que parte do trabalho de formalização dos conceitos de incertezas e sua propagação, serão desenvolvidos na disciplina Métodos Estatísticos em Física. Nesta disciplina será escolhido um conjunto de experiências em temas que poderão estar correlacionados aos assuntos dos cursos teóricos de física, concomitantes.