ANEXO "C"

PROGRAMA COMPLETO DE DISCIPLINA A SER INTRODUZIDA NA ESTRUTURA CURRICULAR DE 2005

 

Unidade: INSTITUTO DE FÍSICA USP

Curso: BACHARELADO EM FÍSICA APLICADA

Departamento:

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1. Disciplina: SISTEMAS DINÂMICOS EM BIOMEDICINA 2. Código:

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3. Semestral SIM 5. Obrigatória

4. Anual NÃO 6. Optativa: SIM

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7. Disciplina requisito ou indicação de conjunto: Física computacional 2, Ágebra Linear 2, Mecânica Avançada (paralelo)

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8. Créditos: 4 9. Semestre ideal: 70

a. Aula: 4 ---------------------------------------------------------------

b. Trabalho: 10. NO máximo de alunos por turma: 40

c. Total: 4

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11. Objetivos: Embora o conhecimento científico dos mecanismos e processos moleculares que sustentam a vida esteja se acumulando rapidamente, o entendimento de como os comportamentos observados nos diversos organismos vivos emergem destes processos bioquímicos é ainda muito incipiente. Os organismos vivos são os mais perfeitos exemplos de sistemas complexos: são densos em informação, espacialmente estendidos e organizados em hierarquias altamente interagentes. A Teoria dos Sistemas Dinâmicos Não-Lineares, às vezes chamada de "Ciência da Complexidade"ou "Teoria do Caos" fornece sólidas ferramentas matemáticas para uma descrição do funcionamento dos organismos vivos. O objetivo deste curso é introduzir ao aluno as técnicas da Teoria de Sistemas Dinâmicos Não-Lineares e Caos aplicadas a problemas de Biologia e Medicina.

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12. Conteúdo:

- noções básicas de sistemas dinâmicos, analise de estabilidade, teoria das bifurcações;- técnicas de análise e caracterização não-lineares, caos x estocasticidade, complexidade;- caos em sistemas dinâmicos biológicos: membranas, dinâmica celular e intracelular, comunicação celular, redes neurais, funções fisiológicas produzidas por grupos de células, formação de padrões, auto-organização, órgãos, dinâmica populacional.

 

 

 

 

13. Métodos utilizados:

O curso está organizado em aulas teóricas e de exercícios, semanais, com demonstrações em sala de aula e também algumas visitas a laboratórios. A linguagem é acessível a estudantes que tenham cursado o ciclo básico e que tenham algum conhecimento de equações diferenciais.

 

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14. Atividades discentes:

Aulas, listas de exercícios, seminários.

 

 

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15. Carga horária semestral: 60 16. Carga horária anual:

Aulas teóricas: 60 Aulas teóricas:

Aulas práticas: Aulas práticas:

Seminários: Seminários:

Outros: Outros:

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17. Critérios de avaliação de aprendizagem:

Os alunos são avaliados através de provas, seminários e listas de exercícios

 

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18. Normas de recuperação:

Os alunos em recuperação deverão fazer uma prova, sendo a nota de recuperação obtida através da média ponderada entre a nota da prova de recuperação (peso 2) e a nota obtida ao fim da disciplina (peso 1).

 

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19. Bibliografia Básica:

 

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20. Professor responsável: