ANEXO “C” PROGRAMA COMPLETO DE DISCIPLINA A SER INTRODUZIDA NA ESTRUTURA CURRICULAR DE 2005 Unidade: Curso: Bacharelado em Física Departamento: ________________________________________________________________________ 1. Disciplina: Termodinâmica 2. Código: ________________________________________________________________________ 3. Semestral Sim 5. Obrigatória Sim 4. Anual 6. Optativa: ________________________________________________________________________ 7. Disciplina requisito ou indicação de conjunto: Introdução à Termodinâmica (f) ________________________________________________________________________ 8. Créditos: 04 9. Semestre ideal: quinto (diurno e noturno) a. Aula: 04 --------------------------------------------------------------- b. Trabalho: 10. NO máximo de alunos por turma: c. Total: 04 ________________________________________________________________________ 11. Objetivos: Apresentação dos conceitos e da teoria da Termodinâmica e suas aplicações. ________________________________________________________________________ 12. Conteúdo: 1. Relações fundamentais. - Grandezas extensivas e intensivas. - Equações de Euler e Gibbs-Duhen. - Transformações de Legendre:Potenciais termodinâmicos. - Energia livre de Helmholtz, Entalpia, Energia livre de Gibbs, Grande potencial termodinâmico. - Convexidade dos potenciais termodinâmicos: princípio de mínimo para os potenciais termodinâmicos. - Relações de Maxwell: Identidades envolvendo derivadas. Redução de derivadas. - Relação entre capacidades térmicas. - Expansão livre. - Processo de Joule-Thomson. 2. Transições de fase. -Transições de fase de primeira ordem. -Equação de Clausius-Clapeyron. -Equação de van der Walls: ponto crítico. -Sistemas com duas ou mais componentes: Regra de fase de Gibbs. -Misturas líquidas, misturas sólidas. -Pontos multicríticos. 3. Sistema magnéticos. - Trabalho magnético. - Potenciais termodinâmicos magnéticos. - Magnetização e susceptibilidade. - Paramagnetismo e Lei de Curie. - Desmagnetização adiabática. - Ferromagnetismo e teoria de Curie-Weiss. - Ponto crítico e expoentes críticos. 4. Fenômenos de transporte.Condução térmica.Efeitos termo-elétricos. - Condução térmica - Efeitos termo-elétricos 13. Métodos utilizados: Aulas expositivas. ________________________________________________________________________ 14. Atividades discentes:Comparecer às aulas, realizar testes e provas. ________________________________________________________________________ 15. Carga horária semestral: 60 horas-aula: 16. Carga horária anual: Aulas teóricas: 60 Aulas teóricas: Aulas práticas: Aulas práticas: Seminários: Seminários: Outros: Outros: ________________________________________________________________________ 17. Critérios de avaliação de aprendizagem: Provas e , opcionalmente, listas de exercí- cios. ________________________________________________________________________ 18. Normas de recuperação: Freqüência igual ou superior a 70% e média igual ou superior a 3. Média Final - média aritmética entre a média do semestre e nota da prova de recuperação. ________________________________________________________________________ 19. Bibliografia Básica: 1. Thermodinamics and an Introduction to Thermostatistics. Herbert B. Calen, 2a. Edição Parte I (John Wiley &Sons) 2. Calor e Termodinâmica. Mark W. Zemansky (Guanabara 2) ________________________________________________________________________ 20. Professor responsável: JUSTIFICATIVA: O curso de Termodinâmica aqui proposto baseou-se na ementa apresentada pelo Prof. Mário José de Oliveira do Grupo de Trabalho de Mecânica, coordenado pelo Prof. Raphael Liguori, em 2001. A ementa do curso de Termodinâmica aqui proposta pela COC-B retirou da ementa originalmente sugerida em 2001 os itens da Primeira e Segunda Lei da Termodinâmica, uma vez que este conteúdo deverá ser incluído no novo curso de Introdução à Termodinâmica, proposto pela COC-B.