ANEXO “C” PROGRAMA COMPLETO DE DISCIPLINA A SER INTRODUZIDA NA ESTRUTURA CURRICULAR DE 2005 Unidade: Curso: Bacharelado em Física Departamento: _____________________________________________________________ 1. Disciplina: Tópicos Especiais em Física 2. Código: _____________________________________________________________ 3. Semestral Sim 5. Obrigatória Sim 4. Anual 6. Optativa: _____________________________________________________________ 7. Disciplina requisito ou indicação de conjunto: Vestibular _____________________________________________________________ 8. Créditos: 02 9. Semestre ideal: primeiro a. Aula: 02 ------------------------------------------------- b. Trabalho: 10. NO máximo de alunos por turma: c. Total: 02 _____________________________________________________________ 11. Objetivos: Introduzir ao aluno os tópicos de Física da atualidade, através de um conjunto de colóquios semanais ministrados por docentes do IF; utilizar problemas de Física para preparar o aluno recém saído do nível médio com os conhecimentos de matemática e física básicos necessários ao curso universitário. _____________________________________________________________ 12. Conteúdo: - ciclo de 6 palestras semanais com tópicos de Física Contemporânea, em linguagem acessível a ingressantes; - algumas funções simples e exemplos físicos de aplicação: - um pouco de estática e equilíbrio de forças (por exemplo, utilizando como instrumento o corpo humano, vendo os pontos de aplicação de algumas forças); - lei de Ohm (função linear – com um resistor e trabalhando I x V); - queda livre (função quadrática – usando um conjunto de dados de espaço percorrido em função do tempo do laboratório de outros anos); - movimento de um pêndulo (senóide – com pêndulo de areia; também poderia ser intensidade luminosa ao longo do dia, ou intensidade sonora em uma cavidade – ondas estacionárias); - queda de temperatura de um corpo aquecido em contato com reservatório térmico (exponencial decrescente – poderia ser atenuação de um feixe gama, embora mais complicado conceitualmente, ou a analogia de fonte radioativa com caixas d’água); - uso de um sistema calorimétrico para determinação de calor específico e capacidade térmica do calorímetro simultaneamente (sistema de duas equações a duas incógnitas). _____________________________________________________________ 13. Métodos utilizados: aulas expositivas, demonstrações em sala de aula, exercícios com monitores, guias de estudo. 14. Atividades discentes: aulas e palestras, exercícios. _____________________________________________________________ 15. Carga horária semestral: 36 16. Carga horária anual: Aulas teóricas: Aulas teóricas: Aulas práticas: Aulas práticas: Seminários: Seminários: Outros: Outros: (12 horas de palestras, 24 horas em sala de aula, sendo 6h de demonstração e 18 de exercícios). _____________________________________________________________ 17. Critérios de avaliação de aprendizagem: os alunos passam por uma avaliação inicial e podem ser dispensados dos trabalhos subseqüentes (média do curso = nota da prova), se tiverem aproveitamento de pelo menos 70%. A freqüência aos colóquios é obrigatória para todos os alunos. O restante dos alunos é avaliado pelos exercícios propostos no decorrer do curso. _____________________________________________________________ 18. Normas de recuperação: um novo conjunto de guias de exercícios similares aos iniciais é passado aos alunos, um a um, que têm encontros semanais com os monitores, nas 6 semanas seguintes do semestre. A avaliação será baseada num novo conjunto de exercícios propostos no decorrer do semestre. _____________________________________________________________ 19. Bibliografia Básica: guias de estudo especialmente preparados. _____________________________________________________________ 20. Professor responsável: JUSTIFICATIVA: O ensino médio de Física e de Matemática tem-se mostrado, em geral, pouco eficiente em preparar os alunos ingressantes no Bacharelado em Física para acompanhar as disciplinas tanto de Física quanto de Cálculo. A disciplina FAP100 - Introdução à Física foi colocada na grade com esse objetivo, mas tem sido considerada pouco estimulante pelos alunos. Além disso, há uma visão de parte dos professores de que diluir um conjunto de conceitos ao longo do semestre, utilizando uma cadência mais lenta de aprendizado, talvez não seja a forma de resolver o problema, apenas de postergá-lo. A decisão por um curso mais concentrado, nas 6 primeiras semanas de aula, em que o aluno tenha contato com áreas de pesquisa corrente e, ao mesmo tempo, use exemplos físicos para uma revisão da matemática básica, tenta dar um ritmo forte e estimulante desde o início do curso. Eventuais desníveis nesses conceitos básicos seriam removidos ou atenuados. Do ponto de vista do amadurecimento do aluno, a visão de que as leis são modelos que tentam explicar a natureza, e que existem limitações na sua validade deve ser a tônica do curso. Há uma ênfase também ao trabalho com analogias e com gráficos como auxiliares de aprendizado. O fato de não haver um conteúdo mínimo de Mecânica a cumprir libera a necessidade de suprir os conceitos básicos do cálculo diferencial no curso introdutório de Física. Em princípio podem ser utilizados quaisquer exemplos pontuais de Física, desde que bem planejados, com questões bem postas e desafios específicos.