ANEXO "C"

PROGRAMA COMPLETO DE DISCIPLINA A SER INTRODUZIDA NA ESTRUTURA CURRICULAR DE 2006

 

Unidade:

Curso: Bacharelado em Física e Física Aplicada (núcleo comum)

Departamento:

__________________________________________________________________

 

1. Disciplina: Física Experimental II (Experimentos em Mecânica) 2. Código:

__________________________________________________________________

 

3. Semestral Sim 5. Obrigatória Sim

4. Anual 6. Optativa:

__________________________________________________________________

 

7. Disciplina requisito ou indicação de conjunto: Física Experimental I (Iniciação à Física Experimental)

__________________________________________________________________

 

8. Créditos: 04 9. Semestre ideal: segundo (diurno e noturno)

a. Aula: 04 -----------------------------------------------------

b. Trabalho: 10. NO máximo de alunos por turma: 20

c. Total: 04

__________________________________________________________________

11. Objetivos:

  1. Utilizar instrumentação científica
  2. Trabalhar em grupo
  3. Iniciar o estudante nos métodos paramétricos de tratamento estatístico de dados: média, desvio-padrão e desvio-padrão da média
  4. Identificar variações estatísticas de origem instrumental e a flutuação da grandeza física
  5. Determinar quais grandezas e características precisam ser controladas, quais são incontroláveis e quais são irrelevantes para o propósito experimental
  6. Desenvolver a habilidade de encadear logicamente dados, análises e conclusões
  7. Apresentar ordenadamente os resultados experimentais por meio de relatórios___________________________________________________

12. Conteúdo:

Conjunto de experimentos sobre as leis de conservação na mecânica clássica, propagação de ondas em meios elásticos, tanto sólidos quanto fluidos, e caracterização de fluidos.

__________________________________________________________________

13. Métodos utilizados: As aulas envolvem: atividades experimentais individuais e em grupo, atividades de análise de dados, elaboração de relatórios. Os dados são analisados em aula, com assistência do professor. Os resultados obtidos por diferentes experimentadores são comparados pelo professor durante as aulas, realizando-se uma análise crítica do conjunto de dados da classe. As discrepâncias encontradas são criticadas, levando em conta as limitações experimentais e teóricas envolvidas na obtenção dos resultados.

__________________________________________________________________

 

14. Atividades discentes: Atividades experimentais e de análise e elaboração de relatórios.

__________________________________________________________________


15. Carga horária semestral: 60 16. Carga horária anual:

Aulas teóricas: Aulas teóricas:

Aulas práticas: 60 Aulas práticas:

Seminários: Seminários:

Outros: Outros:

__________________________________________________________________

 

17. Critérios de avaliação de aprendizagem: O aluno é avaliado pela sua participação nas atividades propostas, relatórios e provas.

__________________________________________________________________

 

18. Normas de recuperação: Não tem

__________________________________________________________________

 

 

19. Bibliografia Básica: Apostila

__________________________________________________________________

 

20. Professor responsável: