Defesas

Comunicado PIEC
21 de março de 2020

Cares Orientadores e Alunes,

As decisões estão mudando rapidamente, por conta das demandas e do andamento da pandemia.

Depois de muitos pedidos e consultas, a PRPG emitiu comunicado na data de 20 de março (em anexo), suspendendo os itens do Regimento da Pós-Graduação da USP que exigem que as bancas de qualificação e defesa aconteçam de maneira presencial. Ao mesmo tempo, a CAPES publica a portaria 36/2020 (em anexo) que possibilita que os prazos para defesas de Dissertações ou Teses sejam suspensos por 60 dias.

Frente a esse novo quadro, o PIEC faculta ao orientador a decisão de realizar as bancas, tanto de qualificação quanto de defesa, de forma totalmente não presencial, quando acreditar que tem condições para isso (concordância dos membros da banca e do aluno e condições adequadas de internet).

Neste momento, já consultamos os orientadores das bancas agendadas para março para verificar suas posições e solicitar os documentos pertinentes (de acordo com o comunicado da PRPG). Os orientadores com bancas em abril e maio serão consultados em breve.

Atenciosamente,
Daniela Lopes Scarpa