O Grupo de Pesquisa em Educação em Ciência e Complexidade (ECCo) se dedica a explorar aspectos sócio-histórico-culturais na educação em Ciências nos diversos níveis de ensino. A Pesquisa no Ensino de Ciências é realizada com ênfases na teoria da atividade, modelo de perfil conceitual e em sistemas complexos. Trabalhamos na perspectiva de propor um modelo de representação dinâmica (perfil conceitual) que dê conta do processo de internalização e externalização que se dá na atividade humana (teoria da atividade), em particular nos processos dialógicos em salas de aula de ciências. Estamos trabalhando, também, na perspectiva de contribuir com uma ampliação da teoria da atividade tratando a atividade humana como um sistema complexo integrado de ações coordenadas. Assim, todo processo de análise/construção da atividade humana pressupõe recortes nas formas de representar/agir o/no mundo complexo. Advogamos que o processo de representação do mundo deve compreender uma complexidade semelhante que pode ser modelada como um perfil conceitual. Nessa perspectiva tratamos da aprendizagem de conceitos científicos, do processo de generalização, do ensino da ciência como ensino de segunda língua, da construção curricular como o diálogo entre conhecimento científico e cotidiano, etc.