Cristiano Mattos graduou em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem um mestrado em Ensino de Ciências, com ênfase em Epistemologia da Física, pela Universidade de São Paulo; é Doutor em Física, com ênfase em Sistemas Cognitivos Complexos, também pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado (Livre Docente) do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e realiza pesquisas em Educação em Ciências e ensino aprendizado de conceitos e com formação de professores de Ciências. Ele é o líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciência e Complexidade (ECCo) situado no Instituto de Física da Universidade de São Paulo.
Foi professor da educação básica por vários anos, tendo lecionado no ensino fundamental e médio, foi editor de livros didáticos de ciências e matemática, participou do Programa brasileiro (nacional) de avaliação de Livros didáticos como avaliador e coordenador e foi lead editor da Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Nos últimos 20 anos, tem embasado sua pesquisa na Teoria da Atividade Histórico-Cultural em uma perspectiva freireana, abordando principalmente questões como a relação entre Atividade e consciência, cognição situada, ensino-aprendizagem de conceitos científicos e cotidianos, modelos de interação dialógica, complexificação de conceitos e currículos.