Projeto: Leitura e Escrita no Ensino de Ciências: o conhecimento científico por meio da produção de cordéis em projetos STEAM
Há constante debate na área de Ensino de Ciências sobre quais estratégias devem ser tomadas para possibilitar um processo de ensino-aprendizagem significativo e prazeroso. A literatura apresenta relatos de que aulas utilizando os métodos tradicionais tendem a ser entediantes para os alunos e, por vezes, não são suficientes para formar cidadãos críticos e socialmente ativos. Porém, para compreender quais as melhores estratégias didáticas, se faz necessário entender primeiro como os alunos aprendem e reformulam seus conhecimentos. Deste modo, esta pesquisa pretende investigar como os estudantes se apropriam de um conhecimento científico e o repassam através de processos de leitura e escrita. Será realizado um estudo qualitativo por meio de observação participante em que a leitura e a escrita serão trabalhadas a partir da produção de cordéis em projetos STEAM. Essa proposta será desenvolvida no Ensino Médio de uma escola pública na cidade de São Paulo/SP, onde serão abordadas temáticas referentes aos conhecimentos científicos, questões socioculturais e à popularização da ciência por meio de cordéis. A coleta dos dados será realizada por entrevistas, filmagens, notas de campo e materiais produzidos pelos estudantes. Os dados serão analisados com base na Teoria da Atividade de Engeström e na Teoria de Gêneros do Discurso de Bakhtin na perspectiva Histórico-Cultural. Isto posto, espera-se observar que a aprendizagem ocorre por meio da superação das dificuldades que aparecerão ao decorrer da abordagem metodológica. A produção dos cordéis já é um desafio e esse processo de escrita atrelado a reformulação de conhecimentos científicos acrescenta outro nível de dificuldade. A superação desses aspectos poderá revelar as potencialidades desta abordagem.
E-mail: livia_dfreitas@usp.br