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Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (PIEC-USP). Possui graduação em Física e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo . Tem experiência na área de educação (Ensino de Física) e cursos profissionalizantes. Membra, na gestão 2016-2017, do Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade IFSP. Arbítria do SNEF (Simpósio Nacional do Ensino de Física)-Parecerista-2021 e 2019. Colaboradora no grupo Ecco (Grupo de Pesquisas em Educação em Ciências e Complexidade).
Projeto: Uma análise da desigualdade de gênero a partir do DIF de Ciências da Natureza do Enem
A partir das informações dos microdados do Enem (2009-2022) e dos cadernos de prova de Ciências da Natureza, o estudo visa detectar a existência ou ausência do Funcionamento Diferencial do Item (termo em inglês DIF). A metodologia de natureza qualitativa e quantitativa, se baseia na análise de conteúdo da Bardin (2016). Inicialmente é realizada uma investigação dos elementos nos enunciados que poderiam ocasionar um funcionamento diferencial do item para ambos os grupos pesquisados (masculino e feminino) e estabelecida uma comparação dos resultados com a curva característica do item, dados do teste de hipótese e coeficiente de Mantel Haenzel.
E-mail: vivianavic@usp.br