Inscrições - Visita ao Instituto de Física da USP

OBJETIVO

Este projeto visa promover a visita de Estudantes do Ensino Médio que estejam interessadas ou interessados em conhecer o Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). Durante as Visitas Monitoradas, o público poderá conhecer alguns laboratórios do IFUSP, assistir a palestras curtas com explicações sobre os temas de pesquisa desenvolvidos neles, e interagir com professores responsáveis por essas pesquisas. Alguns dos laboratórios que poderão fazer parte das visitas são:

-> Laboratório de Demonstraçõesoferece um grande acervo de equipamentos a partir dos quais são mostrados fenômenos físicos envolvendo conceitos de mecânica, óptica, eletromagnetismo, entre outros temas.

-> TokamakLocalizado na Universidade de São Paulo, o Laboratório de Física de Plasmas representa um dos centros líderes em pesquisa sobre fusão nuclear no Brasil. Dedicado ao estudo da física de plasmas, o laboratório concentra seus esforços na exploração e desenvolvimento de tecnologias para a fusão nuclear, utilizando para isso um sofisticado dispositivo conhecido como tokamak.

-> Pelletron: o Acelerador Pelletron é uma máquina eletrostática tipo Tandem, construída pela NEC (National Electrostatic Corporation) tendo sido adquirido pela Universidade de São Paulo e instalado no Instituto de Física da USP em 1972.

-> LAMFIO Laboratório de Análises de Materiais por Feixes Iônicos tem como objetivo explorar as interações de íons com a matéria para estudar materiais e entender melhor suas composições.
 

  •  Veja AQUI galeria de fotos de visitas anteriores
  •  Veja AQUI como chegar ao IFUSP.

 

INSCRIÇÃO PARA VISITAS MONITORADAS AO IFUSP

Informações
Dados da Visita
Confirmação

Desenvolvido por IFUSP