Capela do Museu Casa de Portinari é avaliada por pesquisadores da USP

Os métodos utilizados contam com técnicas físicas que não danificam a pintura e permitem identificar o processo criativo da obra.

"Os murais pintados na Capela da Nonna, um dos principais espaços do Museu Casa de Portinari, em Brodowski, no interior de São Paulo, passaram por avaliação dos pesquisadores do Núcleo de Apoio a Pesquisa (NAP) de Física Aplicada ao Patrimônio Histórico e Artístico (FAEPAH) da USP. Eles utilizaram técnicas de física capazes de examinar o estado de conservação das obras sem danificá-las, permitindo a identificação de rachaduras, restaurações anteriores e elementos do processo de criação das pinturas.

O grupo da USP foi convidado pelo Museu Casa de Portinari, onde está localizada a capela, ainda em 2015. Agora, o estudo está em sua etapa final, concluindo os relatórios da avaliação. De acordo com Márcia Rizzutto, professora do Instituto de Física (IF) e coordenadora do projeto, ela já havia realizado trabalhos semelhantes com obras de Portinari que compõem o acervo interno do museu; porém, diferentemente dos anteriores, o desafio do novo estudo foi avaliar pinturas que foram feitas diretamente nas paredes da capela.

..."

Linl (Jornal da USP)