Missões Espaciais para o Estudo de Astropartículas | Colóquio DFMA

Data:
sexta-feira, 11 Junho, 2021 - 16:00 até 17:00
Palestrante:
Profa. Angela V. Olinto (University of Chicago and Kavli Institute for Cosmological Physics)
Resumo:

Transmissão ao vivo via YouTube e Zoom

Resumo: A meta da física de astropartículas é estudar a física de partículas através de observações cósmicas e sistemas cósmicos através de observações de partículas. Nas últimas décadas o nosso grupo tem se dedicado a descobrir a origem das partículas mais energéticas detectadas até hoje: os raios cósmicos e neutrinos ultra energéticos. Estudamos a astrofísica básica das possíveis origens e a propagação destas partículas. Desenvolvemos projetos observacionais tanto com observatórios no solo quanto no espaço. Vamos rever o progresso na última década e os projetos para a próxima década nesta área de astropartículas.