Procura por decaimento duplo beta sem neutrino com o detector EXO-200

Data:
sexta-feira, 16 Agosto, 2019 - 12:00
Palestrante:
Prof. Caio Licciardi (Laurentian University; nEXO and EXO-200 Collaborations)
Resumo:

O programa EXO (Enriched Xenon Observatory) investiga a natureza dos neutrinos através do decaimento duplo beta sem neutrinos (0vBB) usando uma câmara de projeção temporal com Xenônio líquido enriquecido. O detector EXO-200 terminou com sucesso duas fases de tomada de dados em dezembro de 2018 na mina de sal e lixos nucleares Waste Isolated Pilot Plant, em Carlsbad NM, nos Estados Unidos. Na primeira fase, o detector foi o primeiro a observar o decaimento beta duplo com neutrinos (2vBB) em 136Xe, e hoje ainda possui a medida mais precisa de sua meia vida: 2.165 ± 0.016 ± 0.059 x 10^21 anos. Além de vários outros resultados, a colaboração possui os melhores limites do mundo nos processos de 2vBB e 0vBB em 134Xe. Usando a exposição total do detector, a procura por 0vBB em 136Xe foi atualizada em 2019 na qual a resolução de energia foi melhorada e a discriminação entre sinal e ruído aprimorado com métodos de inteligência artificial. Desta forma, essa procura alcançou uma sensibilidade de 5.0 x 10^25 anos para a meia-vida do processo com nível de confiança de 90%, comparável à procura mais sensível do mundo. Esta apresentação cobrirá brevemente o detector EXO-200 e seus principais resultados, além de ressaltar os trabalhos do grupo da Laurentian University envolvido nesse projeto que inclui: a coordenação das análises de dados deste detector e o potencial de sua próxima geração, o detector nEXO que será aproximadamente 25 vezes maior; pesquisa e desenvolvimento para detectação de cargas do nEXO; e investigação de enriquecimento de 136Xe através de destilação criogênica.

Local: Sala Jayme Tiomno