Cosmologia Holográfica como alternativa da cosmologia de inflação

Data do Evento:
quarta-feira, 18 Novembro, 2020 - 18:00 até 19:00

Confira em: https://youtu.be/0UrZO6UaAmI

Para a cosmologia descrevendo os primeiros momentos depois do Big Bang, quando se formaram as primeiras sementes das estruturas que vimos hoje, o modelo geralmente usado é a inflação: um período de expansão muito rápida, geralmente exponencial, que explica bem o que vimos hoje.

Mas o modelo tem algumas hipóteses não muito bem fundamentadas. Uma alternativa que apareceu recentemente é baseada na correspondência AdS/CFT, que relaciona uma teoria gravitacional com uma teoria sem gravitação na fronteira dela, como em um holograma.

Nesta "cosmologia holográfica", o período de expansão rápida é substituído por um período que não pode se descrever em termos de geometria, mas se descreve em termos de interações de partículas (sem gravitação) em 2 dimensões espaciais, e que explica também o que vimos hoje. É uma abordagem da cosmologia por meio de teoria de cordas.

Sobre o palestrante: Doutorado pela State University of New York at Stony Brook e com pós-doutorado na Brown University, Horatiu Nastase é pesquisador no Instituto de Física Teórica da UNESP. Experiência em Teoria Geral de Partículas e Campos e Teoria de Cordas.