Nobel de Física 2020 | Física de Buracos Negros

Data do Evento: 
quarta-feira, 4 Novembro, 2020 - 18:00 até 19:00

 
Resumo: O prêmio Nobel de Física de 2020 vem coroar o que já se denomina como a nova "era áurea" dos buracos negros, certamente uma das previsões mais fascinantes da Relatividade Geral de A. Einstein.
Neste colóquio, será feita uma rapidíssima revisão da história da Física de Buracos Negros, desde seus primórdios há mais de 100 anos atrás, passando, obviamente, pelos avanços teóricos dos anos 60 que garantiram a R. Penrose 50% do Prêmio, até chegarmos finalmente às notáveis observações diretas mais recentes, destacando-se os trabalhos de Reinhard Genzel e Andrea Ghez sobre o buraco negro no centro da nossa Via Láctea, os quais lhes garantiram a outra metade do Prêmio Nobel, e a já famosa "fotografia" do buraco negro na galáxia Messier 87, a incríveis 53 milhões de anos luz do nosso planeta Terra, obtida pelo consórcio Event Horizon Telescope (EHT).
Todos esses pontos serão discutidos de maneira clara e mais elementar possível, na esperança de que todos possam apreciar esses fantásticos resultado nesta nossa época realmente notável para a Física.
Sobre o palestrante: Alberto Saa é físico, professor titular do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da UNICAMP e Coordenador Adjunto da Área de Astronomia e Física da CAPES.

Desenvolvido por IFUSP