Convite à Física

Data do Evento:
24/09/2014 - 18:00

Convite à Física 2014

Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP.

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

“Desigualdades de Bell e a Beleza Matemática da Física”

Palestrante: Prof. Marcelo França Santos, Departamento de Física da UFMG

Data: dia 24 de setembro, quarta-feira às 18:00 hs

Local: Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite

Resumo

As Desigualdades de Bell, que em 2014 completam 50 anos, surgem como resposta prática a uma pergunta que, até então, julgava-se mais filosófica e cuja origem está num trabalho de 1935 de Einstein e colaboradores questionando os fundamentos da mecânica quântica. Desde então, muito se discutiu e testou a teoria com base nessas desigualdades que mostraram-se úteis não só para elucidar alguns dos aspectos mais transformadores da visão quântica do mundo como também para originar a área de pesquisa chamada de Teoria Quântica da Informação. O “santo graal” da área é o desenvolvimento da computação quântica. Nesse colóquio, vamos introduzir as Desigualdades de Bell numa perspectiva moderna em que analisamos as consequências fundamentais de sua violação e mostramos como isso pode ser usado para proteger informação e testar mecanismos intrinsecamente quânticos.

Os Organizadores.