Palestras: "A Física, os Esportes e o Corpo Humano"

Data do Evento:
16/05/2019 - 14:00 até 19/06/2019 - 16:00

Palestras de difusão cultural

A Física, os Esportes e o Corpo Humano

Série de seis palestras explorando alguns aspectos da física nos esportes e no corpo humano. As palestras são abertas a todas as pessoas interessadas

Instituto de Física da USP, Auditório Adma Jafet

16/maio, quinta-feira,

22/maio, quarta-feira

29/maio, quarta-feira

5/junho, quarta-feira

12/junho, quarta-feira

19/junho, quarta-feira

Responsável: Otaviano Helene (IFUSP)

Temas a serem desenvolvidos:

1) Força, potência e energia. Podemos aprender muita coisa sobre física e esportes analisando a corrida de cem metros rasos.

2) Potência humana máxima em função da duração da atividade. Análise das “corridas verticais” (corridas pelas escadas de um prédio). Se F=m·a, por que ciclistas precisam fazer força para andar com velocidade constante? Quão rapidamente um ciclista de ponta pode pedalar?

3) Sutilezas nos esportes. Por que, na marcha atlética, é preciso rebolar? Salto em altura: por que alguém que vai saltar verticalmente, para cima, corre na horizontal?

4) O que acontece com a comida que comemos? Por onde ela sai? Como nos livramos daquelas 2.000 ou 2.500 quilocalorias que comemos a cada dia? Refrigeração do corpo humano: condução, irradiação, evaporação.

5) Sistema circulatório: pressão “12 por 8”, o que é isso? Potência mecânica do coração. Energia produzida pelo coração ao longo da vida. Pressão ao longo das artérias, arteríolas, vasos capilares, vênulas e veias.

6) Óptica do olho humano: globo ocular; córnea; cristalino. Difração na pupila: a muralha da China é visível, a olho nu, da Lua? Por que estrelas são desenhadas como uma espécie de asterisco?

Data de Término:
19/06/2019 - 16:00