Ciclo "Olhares Transversos - Programas Públicos"

Arte, identidade e processos colaborativos são debatidos em encontro gratuito na Biblioteca Brasiliana

Com 255 obras táteis de autoria compartilhada, a mostra gratuita TOQUE, realizada na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, recebe no dia 20 de março mais um encontro do ciclo Olhares Transversos - Programas Públicos com profissionais de diversas áreas. A curadoria e mediação dos encontros é da professora e artista visual Lilian Amaral.

Idealizada e produzida pelo artista visual Hélio Schonmann, TOQUE propõe uma relação que não se limita à visão. Fugindo do comum, sugere ao visitante tocar em toda a extensão dos autorretratos em relevo para criar uma relação mais íntima e lúdica com as peças. A instalação é composta por caixas de madeira vazadas empilhadas e justapostas, cada vão abriga um rosto, compondo um espaço que convida à imersão.

O encontro Integração, identidades e processos colaborativos: pesquisas e práticas reúne pesquisadores e agentes no campo da arte, da urbanidade e da filosofia, focalizando trabalhos colaborativos na contemporaneidade: seus horizontes, suas contribuições em termos de integração e acessibilidade

No dia 27 de março será debatido o tema que finaliza a série: Apropriação, pertencimento e transformação: lugares de mediações

Como parte dos encontros serão realizadas visitas mediadas à exposição, com a presença do artista.

Confira os convidados:

• Imargem (coletivo artístico, iniciativa multidisciplinar contemplada com o Prêmio Brasil Criativo 2016),
  • Prof. Dr. Leon Kossovitch (professor no Departamento de Filosofia, da FFLCH-USP)
  • Prof. Dr. Paulo de Tarso Oliva Barreto (docente do Curso de Arquitetura / Centro Universitário SENAC - São Paulo)
  • Baixo Ribeiro (empreendedor cultural e fundador da Galeria Choque Cultural) Mediação: Hélio Schonmann (artista visual, idealizador e produtor do projeto TOQUE)

Confira a programação completa no site:

OLHARES TRANSVERSOS - PROGRAMAS PÚBLICO

Quando | 20 e 27 de março, quartas-feiras, das 14 às 18 horas
​​Onde | Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - Sala Villa-Lobos R. da Biblioteca, 21 - Cidade Universitária, São Paulo, SP
Quanto | Entrada gratuita
Capacidade: 100 lugares