Coloquium diei: "O papel do cientista na sociedade"

No IFSC/USP: “Coloquium diei” – O Papel do Cientista na Sociedade

O Papel do cientista na sociedade foi o tema abordado no primeiro colóquio da edição de 2019 do programa Colloquium diei, apresentado no dia 01 de março pelo Prof. Marcelo Takeshi Yamashita, diretor do Instituto de Física Teórica da UNESP.

Em sua apresentação, o Prof. Yamashita abordou o fato de, diariamente, inúmeras notícias atingirem a sociedade com as mais diversas temáticas, desde uma nova cura do câncer, celulares que podem explodir postos de gasolina, até um filtro quântico que cura doenças, ficando a pergunta: como separar o joio do trigo?

Em suas questões, o palestrante enfatizou uma: quais pessoas teriam a obrigação de se dirigir à sociedade para evitar a proliferação de notícias que fazem mau uso das ideias científicas.

Yamashita falou, em seu colóquio, sobre como a comunidade científica pode – e deve – ajudar no letramento científico da sociedade e também influenciar os políticos na adoção de políticas públicas baseadas em fatos.

FONTE DA NOTÍCIA: Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

01/03/2019