ESPCA em Aerossóis Atmosféricos (22.07 a 02.08)

A Escola São Paulo de Ciências Avançadas (ESPCA) em Aerossóis Atmosféricos será realizada de 22 de julho a 2 de agosto de 2019 no campus Butantã da Universidade de São Paulo (IF-USP).

A ESPCA oferecerá aulas teóricas, atividades experimentais, sessões de pôsteres e visitas a instituições de pesquisa. Serão 82 horas de atividades em 12 dias. A programação será dividida em cinco grandes áreas: Propriedades e medições de aerossóis; Aerossóis antropogênicos e seus efeitos na saúde; Interação aerossol-nuvem-radiação; Sensoriamento remoto de aerossóis; e Perturbações de aerossóis sobre o clima e a modelagem de seus efeitos.

As aulas práticas em instrumentação de sensoriamento remoto, medições e análises serão realizadas ao ar livre em um parque de São Paulo. Os participantes terão a oportunidade de realizar medições, calibrar sensores, estudar e modelar as propriedades das partículas suspensas na atmosfera.

As sessões de pôster permitirão que os participantes mostrem suas pesquisas. Cartazes serão exibidos em toda a escola, permitindo a sua discussão com todos os palestrantes convidados. Os melhores cartazes receberão um prêmio especial durante a cerimônia de encerramento.

Cerca de 100 participantes serão selecionados e 80% receberão apoio financeiro para frequentar a escola. O público-alvo é formado por alunos de pós-graduação. Será dada prioridade a candidatos atualmente matriculados em programas de pós-graduação (mestrado e doutorado). Jovens pesquisadores, com doutorado há menos de cinco anos, também são bem-vindos.

Os interessados em participar devem se inscrever pelo site do evento até 24 de março. Os inscritos selecionados serão anunciados no dia 21 de abril.

Mais informações: https://sites.google.com/view/spsas-aerosols/spsas/.

24/03/2019