Exposição da OCA – Oficina de Conservação do Acervo

Em cartaz até o próximo dia 15 no saguão da biblioteca, conheça um pouco sobre a arte de conservação e restauração de obras.

Nesse final de semestre letivo, preparamos uma exposição muito especial, que mostra um pouco de um dos trabalhos que ficam nos bastidores da biblioteca: a conservação do acervo.
Em 2017 a OCA – Oficina de Conservação do Acervo restaurou 169 itens graças ao trabalho do funcionário Rui e ao voluntário Carlos.
Esse é um trabalho minucioso, uma verdadeira arte, são utilizadas técnicas muito específicas, materiais especiais e requer planejamento, paciência e dedicação. É feita uma triagem que identifica qual serviço será empregado em cada livro: remendos, remontagem, costura, reforços, encadernação e outros.
Uma encadernação tem de ser sólida, sóbria e ter um bom acabamento final e para isso são utilizados linhas, cordões, papéis, fibras, tecidos e cada item vai servir para uma tarefa específica.

Confira a exposição no saguão da biblioteca!

(Os interessados também podem agendar uma visita guiada pela nossa equipe, para conhecer a Oficina e conhecer mais a fundo os processos de restauração).

Tiago Brito Alonso
Serviço de Atendimento ao Usuário - Biblioteca do IFUSP