Jornal da USP destaca exposição do Dia Internacional da Luz

MATÉRIA PRODUZIDA PELO JORNAL DA USP

Da medicina à arte, conhecimento sobre a luz revoluciona a ciência

Laboratório do Instituto de Física da USP vai expor experimentos sobre a luz nos dias 16 e 17 de maio

Por  - Editorias: Universidade - URL Curta: jornal.usp.br/?p=245084

No dia 16 de maio de 1960, o físico norte-americano Theodore Maiman demonstrou, pela primeira vez na história, o funcionamento do laser. Décadas depois, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) decidiu instituir a data como Dia Internacional da Luz. Medicina, comunicação, agricultura e literatura são exemplos de áreas em que a luz teve um impacto significativo.

Em comemoração à data, estão programadas comemorações em todo o mundo. Na USP, o Instituto de Física (IF) vai receber o público interessado em ver experimentos relacionados a luz.

Eles serão apresentados pelo Laboratório de Demonstrações Ernst Wolfgang Hamburger do IF nos dias 16 e 17, das 12h30 às 18 horas. As atividades serão realizadas na sala 1027 C do laboratório (anexa à área de exposição permanente) e também no saguão da entrada principal do Instituto de Física.

Sombras coloridas, polarização da luz e microscópio de gota de água são exemplos de experimentos que poderão ser vistos pelos participantes. As atividades são abertas aos interessados e não há necessidade de inscrição.

O Laboratório de Demonstrações conta com mais de 400 equipamentos e experimentos de demonstrações. Os materiais estão dispostos em mesas e estantes temáticas – mecânica, ótica, termodinâmica, eletromagnetismo, fluidos e ondas.

Mais informações: e-mail labdemo@if.usp.br

17/05/2019