Acesso Rápido: Docentes | Alunos | Funcionários | Visitantes

Nova classe de materiais: os isolantes topológicos duais

Transistores mais eficientes podem ser feitos de materiais com “proteção dupla” para elétrons

 

 
destaque 20190207Rede cristalina dos isolantes topológicos Na3Bi e HF, ao lado de seus planos de simetria de reflexão
Crédito: American Physical Society, 2019 

Os transistores são dispositivos eletrônicos que controlam a passagem de corrente elétrica por meio de um interruptor que define os zeros e uns das operações lógicas essenciais para o funcionamento dos computadores. Espera-se que os atuais transistores eletrônicos sejam superados por uma tecnologia mais eficiente, a dos transistores spintrônicos. Seus interruptores funcionariam mudando a direção do spin dos elétrons, uma operação que custaria muito menos energia. Em um artigo publicado dia 25 de janeiro na Physical Review Letters, os físicos Carlos Mera Acosta e Adalberto Fazzio mostram como seria possível construir um transistor spintrônico a partir de uma nova classe de materiais recém-descoberta, os isolantes topológicos duais.

Como Fazzio explica no vídeo abaixo, os isolantes topológicos são materiais semicondutores cujas superfícies se comportam como metais com uma propriedade muito especial: os elétrons de correntes elétricas percorrendo a superfície de um isolante topológico são protegidos contra espalhamento, isto é, têm sua energia, momento e spin preservados. Isso torna os isolantes topológicos materiais ideais para a spintrônica.

Assista o vídeo e leia a matéria completa produzida pelo jornalista Igor Zolnerkevic, assessor de Comunicação da SBF, no link abaixo:

http://www.sbfisica.org.br/v1/home/index.php/pt/destaque-em-fisica/845-t...

 

Término: 
28/02/2019

Desenvolvido por IFUSP