Nova série de concertos de música na BBM da USP

MATÉRIA PRODUZIDA PELO JORNAL DA USP

Nova série de concertos reúne músicos do Brasil e do exterior

“Série Internacional de Música USP” começa nesta quinta-feira, dia 14, às 12h30, na Cidade Universitária

Por  - Editorias: Cultura - URL Curta: jornal.usp.br/?p=228676

Artistas internacionais consagrados no cenário mundial, tocando em parceria com alguns dos mais expressivos músicos brasileiros, é o que apresenta a nova Série Internacional de Música USP – SIM-USP 2019. Iniciativa da Escola de Comunicações e Artes (ECA), em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, a série conta com o apoio do Istituto Italiano di Cultura, do Consulado da Hungria, da Embaixada da Áustria e da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Sob a curadoria do pianista Eduardo Monteiro, professor e diretor da ECA, e da clarinetista Mônica Lucas, também professora da ECA e diretora artística do Conjunto de Música Antiga da USP, estão previstos oito concertos mensais, de março a novembro, acompanhados de minipalestras introdutórias. A entrada para todos os concertos é gratuita.

János Palojtay (piano), Philipp Scheucher (piano), Hermann Schreiner (violoncelo), André Micheletti (violoncelo) – Foto: Divulgação / SIM-USP

A estreia da série acontece nesta quinta-feira, dia 14, às 12h30, na Sala Villa-Lobos da BBM, trazendo o pianista húngaro János Palojtay, que chamou a atenção de músicos como András Schiff e Dmitrij Bashkirov, dos quais recebeu convites para participar de academias de verão com bolsa integral, e premiado em vários concursos, como o 1º Concurso Internacional Chopin, o Prêmio Gundel de Arte e o Prêmio Bíró Sári Memorial, em Budapeste, sua cidade natal. No programa, as 15 Canções componesas húngaras Sz. 71, de Bártok; Bénédiction de Dieu dans la solitude, de Liszt; Images, vol. I, de Debussy; e Balada nº 4,  op. 52, de Chopin.

Muito comum em conservatórios e nas próprias universidades, a série musical era uma vontade antiga na USP, como afirma o professor Eduardo Monteiro, que a idealizou, ao lado da professora Mônica Lucas. “Surgiu muito por acaso em um jantar em que a Mônica sentou ao lado do presidente do Istituto Italiano di Cultura. Foram muitas conversas até a apresentação de uma proposta”, relata o professor. O contato inicial resultou na vinda de dois músicos italianos. A partir daí os curadores pensaram em ampliar os contatos e procuraram consulados e embaixadas, “que estão apoiando a vinda dos artistas internacionais”, acrescenta Mônica.

“A série tem a premissa de trazer jovens músicos que estão despontando no cenário internacional e que já conquistaram prêmios importantes em suas áreas, com exceção do já consagrado violinista Manfredo Kraemer”, informa Monteiro. “Os músicos que estão vindo são premiados, o que credencia ainda mais os artistas”, ressalta.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

14/03/2019