Oportunidade: 05 bolsas de pós-doutorado FAPESP

Pós-doutorado no Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica com bolsa da FAPESP

28 de março de 2019

Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela FAPESP, abriu cinco vagas de pós-doutorado com bolsa da FAPESP nas áreas de física atômica experimental com átomos frios, biofotônica e nanofotônica/plasmônica para desenvolver pesquisa no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). O prazo de inscrição termina em 2 de abril de 2019.

Duas das cinco vagas são voltadas para pesquisa em física atômica experimental com átomos frios, abrangendo as áreas de turbulência quântica; termodinâmica de átomos frios; espalhamento de luz e redes ópticas; e gases quânticos dipolares. A inscrição pode ser feita por e-mail para Kilvia Farias (kilvia@ifsc.usp.br).

Outras duas vagas serão dedicadas à pesquisa na área de biofotônica, abrangendo terapia fotodinâmica; fototerapia e combinação com outras modalidades de tratamento; controle de microrganismos usando estratégias fotônicas; segurança ambiental e alimentar; fotodiagnóstico usando imagens e espectroscopia; e instrumentação óptica para dispositivos médicos. A inscrição pode ser feita por e-mail para a professora Cristina Kurachi (cristina@ifsc.usp.br).

A área de nanofotônica/plasmônica oferece uma vaga de pós-doutorado, que abrange temas como interação de plasmon-polaritons com emissores quânticos; metamateriais plasmônicos para aplicações em sensoriamento; crescimento de materiais (semicondutores, vidros ou óxidos) para aplicações em nanofotônica/plasmônica; metamateriais planares; óptica difrativa; e integração de metamateriais plasmônicos e dispositivos microeletrônicos. A inscrição pode ser feita por e-mail para o professor Euclydes Marega Jr. (euclydes@ifsc.usp.br).

Candidatos devem enviar por e-mail os seguintes documentos: 1) Curriculum vitae com lista de publicações; 2) Declaração de uma página sobre o interesse na área escolhida; 3) Nome e informações de contato dos provedores das cartas de recomendação. A seleção dos candidatos será feita pelos coordenadores de pesquisa do CEPOF e o início das atividades está programado para o mês de agosto de 2019.

Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2634.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades

02/04/2019