Profa. Márcia Fantini foi a entrevistada da Rádio USP

MATÉRIA PRODUZIDA PELA RÁDIO E PELO JORNAL DA USP

Partículas nanoestruturadas são a chave para vacinas orais

Resultados apresentam melhor resposta do sistema imunológico, além de redução do custo de produção

Projeto desenvolvido pelo professor Osvaldo Esteves Sant’Anna, do Instituto Butantan, em parceria com a professora Marcia Fantini, do Instituto de Física da USP, ganha aporte da Fapesp. A pesquisa busca sintetizar, caracterizar e determinar a eficácia de sílicas nanoestruturadas para o desenvolvimento de vacinas para difteria e tétano (DT) e Hepatite B para administração por via oral. O Jornal USP no Ar conversou com a professora Fantini para compreender melhor quais as aplicações da sílica.

A partícula de sílica foi escolhida pelos pesquisadores como adjuvante, isto é, elemento responsável por transportar o antígeno, por sua característica de ativação do sistema imunológico. Quando o óxido de silício entra no organismo é emitido um alerta para as células do sistema imunológico: olha, aqui tem alguma coisa errada. “A grande contribuição foi mostrar que esse veículo [sílica] que transporta e protege os antígenos é bastante eficiente para ativar o sistema imunológico”, expõe a professora Fantini. Muitas infecções são adquiridas por via oral e nasal, logo esses são os meios próprios para a imunização.

A matéria completa e o áudio da entrevista podem ser acessados no link abaixo:

08/03/2019