Rádio USP destaca os avanços da física quântica

MATÉRIA PRODUZIDA PELA RÁDIO E PELO JORNAL DA USP

Avanço da física quântica no País depende de investimentos

Brasil tem lideranças importantes na área, mas precisa de fomento para sair da pesquisa básica

Investimentos em tecnologias quânticas 2.0 ganham o mundo. Hoje, formam a base para o entendimento de diversos ramos da ciência, como a física nuclear, a química e a ciência dos materiais. Tecnologias essenciais ao nosso dia a dia, como computadores, smartphones, lasers e telecomunicações. Em 2016, a Comissão Europeia anunciou investimento de 1 bilhão de euros em dez anos. E o presidente americano sancionou lei que define computação quântica como uma tecnologia de interesse estratégico para os Estados Unidos. E o Brasil, como está nessa corrida? Para responder a essa questão, o Jornal da USP no Ar entrevistou o professor do Instituto de Física (IF) da USP, Gabriel Landi.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

04/03/2019