Reitor da Unicamp vence Prêmio José Reis do CNPq

Reitor da Unicamp vence Prêmio José Reis

Por: Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Publicado em: Qua, 22 Mai 2019

Marcelo Knobel é o escolhido pra receber a premiação da 39° edição do prêmio, que contempla a categoria "Pesquisador e Escritor". O físico é reitor da Universidade Estadual de Campinas desde abril de 2017. Foram recebidas 91 inscrições de pesquisadores e escritores de todas as regiões do país.

Marcelo Knobel

Para a escolha de Knobel foram destacadas, pela comissão julgadora, "a abrangência e a diversidade de seu trabalho de divulgação científica, incluindo o diferencial das atividades de formação pessoal para esta área". A comissão foi formada pelos professores Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes (UFPE), Hélida Ferreira da Cunha (UEG), Maria Ataide Malcher (UFPA), Algo José Gorgatti Zarbin (UFPR), Mariluce Moura (UFBA) e Rui Seabra Ferreira Junior (UNESP).

O vencedor recebe 20 mil reais, diploma e passagem aérea, e hospedagem para que participe da 71° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC),de 21 a 27de julho de 2019, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande - MS. Na ocasião o agraciado ministrará conferência sobre o conjunto dos seus trabalhos durante a programação da Reunião Anual da SBPC.

O vencedor

Knobel é professor titular do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), da Unicamp. Pesquisador 1A do CNPq, realiza pesquisas na área de magnetismo e materiais magnéticos, e dedica-se também à divulgação da ciência e da tecnologia, percepção pública da ciência e à Educação Superior. Coordenou o Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) e foi o diretor executivo do Museu Exploratório de Ciências - Unicamp. Foi Membro do Comitê Assessor de Física e Astronomia do CNPq e foi Membro da Coordenação de Área de Física da Fapesp.

Foi membro (notório saber) da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), de 2010 a 2016. Foi pró-reitor de Graduação da Unicamp (2009-2013), quando implantou o Programa Interdisciplinar de Educação Superior (ProFIS), que alia um programa de inclusão social com formação geral, pelo qual recebeu o Prêmio Peter Muranyi na área de Educação (2013). Foi diretor (de agosto de 2015 até outubro de 2016) do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM).

O Prêmio

Instituído em 1978, o Prêmio é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, que teve uma grande atuação no fortalecimento da divulgação científica no Brasil, sendo um dos fundadores da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e de sua revista "Ciência e Cultura" e manteve, por 55 anos, uma coluna no jornal Folha de S. Paulo.

Anualmente, é escolhido um nome em uma das três categorias, que se revezam - "Jornalista em Ciência e Tecnologia", "Instituição e Veículo de Comunicação" e "Pesquisador e Escritor" - que tenha contribuído, significativamente, para a formação de uma cultura científica e por tornar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação conhecidas da sociedade.

A escolha é feita por uma Comissão Julgadora, designada pelo Presidente do CNPq, composta por seis membros, sendo 3 de sua livre escolha e 3 indicados pelas seguintes entidades: Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC, Associação Brasileira de Jornalismo Científico - ABJC e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC.

FONTE DA NOTÍCIA: Brasília - CCS - CNPq

31/05/2019