Vídeos para divulgar impactos da Amazônia sobre clima

MATÉRIA PRODUZIDA PELA RÁDIO E PELO JORNAL DA USP

INPE produz vídeos para divulgar impactos da Amazônia sobre clima

Tecnologia para medir biomassa da floresta é pesquisa inteiramente nacional, com impacto global, diz diretor

A imensidade da planície amazônica se confunde com o próprio céu, já que o horizonte é aparentemente sem fim. “São de 300 a 400 bilhões de árvores. Cada uma delas pode ter até 10 mil diferentes espécies de insetos. Uma única folha carrega de 2 a 3 milhões de espécies de bactéria”, aponta o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Antônio Nobre. O jogo entre luz, água e vida, confuso de início, na verdade, trata-se de uma intrincada interação que dá pé a todo o ecossistema e à atmosfera da região. “Uma expressão de diversidade absolutamente clara”, completa Jean Ometto, também do INPE. Ambas as declarações aparecem no documentário Amazônia Climática. A produção, junto a outros três filmes curtos, busca compartilhar o conhecimento científico de projetos como “Melhoria dos Métodos de Estimativa de Biomassa”, com o intuito de fortalecer a cultura científica. Pessoas, ao entenderem a dimensão e o papel da Floresta Amazônica sobre o clima do planeta, têm um instrumento a mais para exercerem sua cidadania.

“O Brasil tem tesouros guardados, não só na Amazônia. O Instituto expande seus trabalhos para outros biomas. Ano passado saíram as primeiras notícias de biomonitoramento do cerrado. Cada um deles tem suas particularidades. É imprescindível conhecer todos eles. Progresso do país e da população depende disso”, argumenta o diretor do INPE, Ricardo Galvão, ao Jornal da USP no Ar. O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) administra o Fundo Amazônia, responsável por fomentar pesquisas e conscientização a respeito da maior floresta tropical do mundo. O projeto apresentado no documentário é um dos beneficiários, como outras pesquisas da autarquia.

A matéria completa e o áudio da entrevista estão disponíveis no link abaixo:

31/05/2019