Workshop Redação de Patentes: além dos guias

Curso sobre redação de patentes é ministrado por colaborador do ICB-USP em todo o Brasil

O pesquisador Henry Suzuki, colaborador do ICB-USP e da AUSPIN, irá promover um workshop em diferentes cidades para profissionais da área de ciência, empreendedorismo e inovação. Em São Paulo, o curso será realizado nos dias 22 e 23 de julho.

O “Workshop Redação de Patentes: além dos guias” ocorrerá em São Paulo nos dias 22 e 23 de julho, no auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Cidade Universitária. A iniciativa é da Axonal Consultoria Tecnológica, que conta com o apoio de mais de 150 instituições que atuam na área de pesquisa e inovação, como o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) e a Agência USP de Inovação (AUSPIN). No total, serão 75 edições gratuitas ao longo de 2019 em todos os estados brasileiros.

O responsável por ministrar o curso será Henry Suzuki, diretor geral da Axonal e pesquisador colaborador do ICB-USP e da AUSPIN. Cada edição terá dois dias de duração: o primeiro será focado na revisão de aspectos conceituais sobre patentes e seu impacto na estratégia de redação e de tramitação, enquanto o segundo dia será composto por atividades práticas guiadas para exercitar a lógica de leitura e redação. Serão realizadas, ainda, oficinas de busca de patentes e mapeamento de segmentos tecnológicos.

Segundo Suzuki, a ideia da realização das oficinas em âmbito nacional surgiu devido a uma escassez de conhecimento sobre patentes por parte dos brasileiros. “Embora estejamos na era do conhecimento, ainda são poucos os brasileiros que sabem como proteger suas criações e como utilizar informações de patentes de terceiros”, explica.

O pesquisador conta que já perdeu invenções por não saber protegê-las e pretende ajudar os outros profissionais nesse sentido. “Acredito que o trabalho em rede e o compartilhamento de conhecimentos sobre propriedade intelectual e sobre o uso de informações contidas em patentes pode ajudar a mudar o nosso país”.

O curso é voltado para pesquisadores, empresários, gestores e inventores, e não é necessário conhecimento prévio sobre patentes para participar. As inscrições são limitadas e podem ser feitas gratuitamente pelo sitewww.axonal.com.br/capacitacao, onde também consta a relação dos cursos que serão ministrados em outras cidades.

Serviço:

Workshop Redação de Patentes: além dos guias
Data: 22 e 23 de julho de 2019
Horário: 8h30 às 16h30
Local: Auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária – Butantã, São Paulo)
Inscrições pelo site:
 www.axonal.com.br/capacitacao