Materiais Quânticos e Magnetismo Frustrado

Data de Início:
quinta-feira, 22 Setembro, 2022 - 16:00
Palestrante:
Prof. Eric Andrade (IFUSP)
Local:
Auditório Abrahão de Moraes

Acessos:

• Auditório Abrahão de Moraes, no Instituto de Física;
  • Docente IFUSP, caso não possa comparecer, participe via Zoom: Reunião 863 2683 2419. Senha: 752207
  • Transmissão pública: acompanhe na tela cima pelo YouTube do IFUSP.

Resumo: Materiais quânticos são sistemas físicos nos quais as interações entre os elétrons e os íons levam a comportamentos cooperativos que são difíceis de serem antecipados a partir das propriedades individuais das partículas constituintes. Devido à riqueza combinatória da tabela periódica, tais materiais apresentam uma vasta gama de fases exóticas, algumas com promissoras aplicações tecnológicas. Peças chaves nesses sistemas são fortes correlações eletrônicas e manifestações macroscópicas das inusitadas propriedades quânticas dos elétrons. Nesse colóquio, discutirei uma particular e interessante classe de materiais quânticos, os isolantes de Mott frustrados. Esses são sistemas nos quais os graus de liberdade de carga dos elétrons ficam congelados por conta da forte repulsão Coulombiana entre eles, mas seus graus de liberdade de spin continuam ativos. Contudo, por meio da frustração magnética, podemos suprimir o desenvolvimento de ordem a baixas temperaturas, abrindo as portas para novas fases aparecerem. Discutirei o exemplo particular do líquido de spin de Kitaev e suas possíveis manifestações experimentais em óxidos de metais transição compostos por íons pesados.

Sobre o palestrante: Eric de Castro e Andrade possui graduação e doutorado em Física pela Unicamp. Realizou pós-doutorado na Technische Universität Dresden (TU Dresden) e desenvolveu projeto de Jovens Pesquisadores FAPESP no Instituto de Física Teórica em São Paulo (IFT/Unesp). Entre 2016 e 2022 foi docente do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo, e, atualmente, é professor associado no IFUSP. Tem experiência em Física da Matéria Condensada, nas áreas de Sistemas Eletrônicos Fortemente Correlacionados, Sistemas Heterogêneos e Magnetismo Frustrados.

Palavras-chaves: materiais quanticos, isolantes de Mott, magnetismo frustrado