Aluno(a) regular

O(a) aluno(a) regular é aquele que cursa o mestrado, o doutorado, ou o doutorado direto (doutorado sem mestrado) no IFUSP. Se for o seu caso, leia TODAS as informações a seguir. Candidatos ao doutorado que tenham feito o mestrado fora do país devem atentar para o item 6 desta lista.
 
  1. Não existe número fixo de vagas e todos os candidatos que preencherem os requisitos serão aceitos no programa.
     
  2. Poderão participar do processo seletivo da pós candidatos graduados em um curso superior ou os que estiverem matriculados no último semestre do curso de graduação. Acesse aqui o edital de ingresso.
     
  3. Ingressantes e alunos regularmente matriculados sem bolsa de estudos podem pleitear cotas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para efeito de classificação para bolsa, são consideradas a nota do exame de ingresso (descrito abaixo no item 4) e uma nota dada pela Comissão de Pós-Graduação a partir de uma avaliação global do histórico escolar, currículo e cartas de recomendação anexados ao formulário de inscrição do programa (item 5).
    Em "Informações sobre bolsas de estudo", é possível encontrar mais informações sobre a atribuição das bolsas disponibilizadas pelo programa. Para verificar a data de divulgação da classificação, veja nosso Calendário de Ingresso.

     
  4. É requisito para ser aluno(a) de pós-graduação de Física a aprovação no Exame Unificado das Pós-Graduações em Física (EUF) ou no Graduate Record Examination ("GRE Subject Test") de Física.
    O EUF ocorre uma vez por semestre e deve ser prestado no semestre anterior ao da primeira matrícula. As inscrições são feitas pela internet e o edital pode ser encontrado no link http://sbfisica.org.br/v1/euf/. As notas obtidas podem ser consultadas na plataforma do EUF e o(a) aluno(a) saberá se pode ingressar ou não no programa do IFUSP aplicando o fator de normalização ao resultado, de acordo com o edital de ingresso.



    O "GRE Subject Test" dispõe de calendário próprio e informações sobre inscrições devem ser esclarecidas na plataforma ETS. Será considerado(a) aprovado(a) no GRE de Física o(a) candidato(a) a mestrado e doutorado que obtiver percentil maior que 55 e o(a) candidato(a) a doutorado direto que obtiver percentil maior que 65. 

     
  5. Além de prestar o EUF ou o GRE, os estudantes que desejarem entrar no nosso programa de pós-graduação devem efetuar a inscrição online por meio deste formulário tendo em vista as datas divulgadas em nosso Calendário de Ingresso. Essas inscrições independem de as provas terem sido realizadas, ou os resultados divulgados. Importante lembrar que os alunos já matriculados no programa que desejem mudar de nível (passar do mestrado para o doutorado) e/ou concorrer a uma bolsa de estudos também precisam efetuar a inscrição; esta é a única maneira de participar da concorrência por bolsas de estudo.

    No formulário, o(a) candidato(a) deve digitalizar e anexar os seguintes documentos (formato PDF):

    a. Histórico escolar atualizado de graduação.

    b. Histórico escolar atualizado de pós-graduação para candidatos que estejam matriculados ou que já concluíram o mestrado.

    c. Curriculum vitae, preferencialmente o Currículo Lattes.

    d. Diploma de graduação, ou certificado de conclusão de curso, caso o(a) aluno(a) já esteja formado(a); declaração de provável conclusão para os que ainda não se formaram.

    e. Diploma de pós-graduação, ou certificado de conclusão de curso, caso o(a) aluno(a) já esteja formado; declaração de provável conclusão ou autodeclaração para os que ainda não se formaram.

    f. Cópia da cédula de identidade para candidatos brasileiros (cópia da Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, será desconsiderada). Para estrangeiros, cópia do passaporte ou documento de identidade.

    g. Indicação do EUF cuja nota será utilizada para fins de ingresso. O programa de pós-graduação do IFUSP aceitará o exame realizado no semestre vigente e até 4 exames anteriores. Exemplo: aluno(a) realizou o EUF no 2º semestre de 2023 com vistas a ingressar no 1º semestre de 2024. Ele(a) poderá utilizar o resultado deste e dos seguintes semestres:

    1º sem. de 2023 (para ingresso no 2º sem. de 2023);
    2º sem. de 2022 (para ingresso no 1º sem. de 2023);
    1º sem. de 2022 (para ingresso no 2º sem. de 2022);
    2º sem. de 2021 (para ingresso no 1º sem. de 2022).

    Para casos excepcionais, uma carta de justificativa deve ser obrigatoriamente apresentada, desde que o exame tenha sido realizado até o 2º sem. de 2019 (para ingresso no 1º semestre de 2020).
    Caso o(a) estudante tenha realizado o GRE, cujos resultados têm validade idêntica à estipulada pela própria ETS, deverá selecionar a edição mais recente do EUF e informar, no campo reservado a "Outras informações que considerar relevantes", que realizou o GRE. Posteriormente, deverá enviar por e-mail (alunospgif@usp.br) à Secretaria o resultado obtido na prova. 

    h. Carta de apresentação escrita pelo(a) próprio(a) candidato(a) relatando como a sua história pessoal o(a) levou a buscar uma pós-graduação em Física; como a sua experiência e educação lhe forneceram as bases necessárias para fazer pesquisa nesse ramo do conhecimento; e outras informações consideradas relevantes para que o seu potencial em pesquisa seja avaliado. O(a) estudante também pode realçar suas principais qualidades, os destaques de seu currículo, seus objetivos em relação à pós-graduação e seu interesse em nosso programa. A carta deve ser escrita em português, espanhol, ou inglês (máximo de 4000 caracteres).

    i. Carta de aceite do(a) orientador(a) - obrigatória apenas para candidatos ao doutorado direto. Candidatos ao mestrado e ao doutorado não precisam de um(a) orientador(a) no momento da inscrição, mas, em determinados casos, precisam informar o nome de um(a) no ato da matrícula. Para mais informações, baixe o Manual de sobrevivência do(a) aluno(a) de pós.

    j. Projeto de pesquisa assinado pelo(a) orientador(a) e pelo(a) candidato(a) - opcional para candidatos ao mestrado e ao doutorado, mas obrigatório para candidatos ao doutorado direto. Caso não entreguem o projeto de pesquisa, os candidatos ao DD devem anexar ao formulário de inscrição um projeto de pesquisa desenvolvido e concluído anteriormente (com relatório aprovado) que seja equivalente a uma dissertação de mestrado.

    k. Os candidatos também devem providenciar 2 cartas de recomendação (obrigatórias): no formulário de inscrição, devem ser informados os nomes e e-mails institucionais de 2 avaliadores que receberão uma mensagem com as instruções a serem seguidas para preenchimento online da carta.

    ATENÇÃO: inscrições sem 1) carta de apresentação e 2) duas cartas de recomendação encaminhadas pelos avaliadores perderão pontos importantes na classificação. Recomendamos que as cartas de recomendação sejam preenchidas pelas pessoas indicadas até a data-limite das inscrições no programa de pós-graduação do IFUSP.

     
  6. Candidatos ao doutorado que tenham feito mestrado no exterior (fora do Brasil) devem entrar com pedido de reconhecimento de título de Mestre, se possível, antes do período de inscrições. Para tanto, devem preencher o Formulário de requerimento de EQUIVALÊNCIA de título de mestre, imprimir todos os documentos solicitados e trazê-los pessoalmente ou enviá-los pelo correio à Secretaria de Pós-Graduação para análise.


Para informações sobre MATRÍCULAS, consulte as datas no Calendário de Ingresso e baixe o Manual de sobrevivência do(a) aluno(a) de pós.

Anexos: 

Desenvolvido por IFUSP