Nesse seminário apresentaremos dois exemplos de uso da Simulação Computacional, baseada na Teoria do Funcional da Densidade, aplicada à Física dos Materiais: (i) a competição entre as interações molécula-molécula e molécula-superfície nos processos de auto-organização molecular em superfícies sólidas, e (ii) caracterização e determinação da estrutura eletrônica de interfaces metal/semicondutor-2D.
Em (i), daremos início apresentando alguns resultados (não tão recentes), experimental/teórico, sobre formação de arranjos orgânicos de mesitileno (C9H12) sobre a superfície de silício (7x7). Resultados de energia total mostram que a auto-organização molecular é regida pelo potencial de superfície; na sequência apresentamos um entendimento atomístico das imagens das imagens experimentais de microscopia de tunelamento e varredura [1]. Em seguida, apresentaremos resultados (agora) recentes sobre sobre a formação de arranjos auto-organizados de carbenos N-heterocíclicos (CNH) sobre a superfície (111) de ouro, Au(111); aqui mostraremos que, contrário ao caso anterior, o processo de auto-organização é guiado pelas interações molécula-molécula [2].
Em (ii), após uma breve apresentação de algumas propriedades chaves da estrutura eletrônica de interfaces metal/semicondutor-2D, na sequência, apresentaremos a nossa contribuição nesse tema, em particular, a caracterização estrutural, simulação do espectro de absorção de raio-X, a estrutura eletrônica das interfaces borofeno/metal e a determinação da barreira Schottky nos canais de transporte no borofeno [3].
[1] Phys. Rev. B 84, 165308 (2011).
[2] Nature Comm.12, 4034 (2021); ACS Nano 19, 31417 (2025).
[3] J. Phys. Chem. C 127, 17556 (2023).