Como faço para ingressar?
Existem 3 modalidades de alunos nos cursos de pós-graduação do IFUSP: alunos regulares (aqueles que produzem uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado e almejam os títulos de mestres e doutores, capazes de pleitear bolsas de estudo); alunos especiais (que cursam até duas disciplinas no semestre sem entrar no programa de pós do IF) e alunos de intercâmbio ou mobilidade (que passam de 1 a 2 semestres no Instituto cursando disciplinas e desenvolvendo projeto de pesquisa mantendo vínculo com outra universidade).
Cada uma dessas modalidades conta com procedimento particular de ingresso.
Informações sobre bolsas de estudo
A pós-graduação em Física exige dedicação integral dos alunos. A maior parte dos estudantes tem seus estudos financiados por bolsas de estudo distribuídas por agências financiadoras brasileiras como a FAPESP, o CNPq, a CAPES, a CNEN, ou programas internacionais como CLAF ou TWAS.
As bolsas da FAPESP são distribuídas diretamente aos orientadores segundo critérios e calendários próprios; as bolsas da CNEN são concedidas via editais, normalmente anuais. Parte das bolsas de estudo da CAPES e do CNPq são disponibilizadas em conjunto com a comissão coordenadora do programa que atribui as cotas aos alunos que melhor se classificarem no processo de seleção da pós. O número de bolsas disponíveis varia de semestre a semestre.