Gustavo Martini Dalpian e Henrique Ferreira Discutem o Impacto da Física Quântica no Futuro da Engenharia


Estamos à beira de uma nova era tecnológica impulsionada pela Física Quântica, marcada por cem anos de descobertas fascinantes e seu impacto na transformação das engenharias modernas. O artigo intitulado "Engenharia Quântica", de autoria de Gustavo Martini Dalpian — professor titular do Instituto de Física da USP — e Henrique Ferreira — engenheiro de Informação e pesquisador interdisciplinar —, explora como a ciência quântica tem moldado o futuro tecnológico, desde o controle de fenômenos fundamentais até o surgimento de dispositivos avançados.

Em 2025 comemoramos o centenário da Física Quântica: são cem anos de incríveis descobertas que tem fascinado e impressionado físicos de várias gerações e cujas possibilidades estão longe de estarem esgotadas. Se o conhecimento inicial dessa disciplina permitiu o controle da energia nuclear e a construção dos transistores baseados em semicondutores, uma nova leva de tecnologias tem surgido e incita a ideia de uma era da Engenharia Quântica. Sensores ultraprecisos, transmissão de informação por protocolos de comunicação invioláveis e computadores que conseguem fatorar números mais rapidamente que os computadores tradicionais são alguns dos exemplos de tecnologias que estão sendo exploradas por está nova área da engenharia.

A convite da Academia Nacional de Engenharia, discutimos nesse artigo como a ciência básica está em completa sinergia com a Engenharia e como ao longo da história, diversas subáreas da Física deram origem a engenharias específicas, sendo a Engenharia Quântica o mais recente desses exemplos. Nesse sentido, endossamos a importância de um ensino de ciência básica, em especial a física quântica, para engenheiros do futuro, para que não só tenhamos profissionais aptos a entender os fenômenos por trás dos dispositivos, como também àqueles capazes de propor e criar esses novos dispositivos.