Young Author Award

O professor Ronaldo Rodrigues Pelá, do Departamento de Física do ITA, foi premiado na Conferência Internacional de Física de Semicondutores (ICPS) ocorrida de 29/07 a 03/08 no ETH em Zurique. O diploma de Young Author Best Paper Award foi entregue na cerimônia de encerramento da conferência a 15 participantes que haviam se doutorado há menos de um ano e que apresentaram (na qualidade de primeiro autor) um trabalho de elevado impacto na área.

O trabalho premiado Accurate calculation of the Mn-d level in GaMnAs foi desenvolvido em colaboração com o Prof. Luiz Guimarães Ferreira do FMT no Instituto de Física da USP e publicado em maio na revista Applied Physics Letters (http://dx.doi.org/10.1063/1.4718602). Neste artigo, os autores discutem um método inovador para simulação precisa e eficiente de materiais semicondutores magnéticos. O estudo está relacionado com outra publicação de 2008, também feita em conjunto com o Prof. Guimarães, que versa sobre o desenvolvimento de uma nova metodologia para obter a energia de gap em semicondutores.

Atualmente, o Prof. Ronaldo juntamente com a Prof. Lara Kühl Teles (chefe da Divisão de Ciências Fundamentais) e o Prof. Marcelo Marques (Divisão de Engenharia Eletrônica) integram o Grupo de Materiais Semicondutores e Nanotecnologia (GMSN). Estes últimos sendo formados pelo Instituto de Física da USP.