Laboratório de Dosimetria - Equipamentos - Novo

 
Leitor de Termoluminescência (TL)
De construção própria, o leitor emprega um contador de fótons e um sistema de controle de temperatura para aquisição dos dados de termoluminescência. Consiste de um tubo fotomultiplicador, uma fonte de alta tensão, um contador de fótons, um módulo de aquecimento e um porta amostra. Um programa escrito na linguagem C, controla linearmente o aquecimento da amostra. Uma interface amigável possibilita ao operador planejar as leituras programando as taxas de aquecimento, a temperatura máxima e os tempos de integração das aquisições.
 
Leitor OSL portátil - Landauer
O MicroStar possui um controle automático entre 2 potências pré estabelecidas, de acordo com o sinal; para sinais baixos, o equipamento seleciona automaticamente uma potência alta e para sinais altos é selecionada uma potência baixa. A fonte luminosa neste equipamento é composta por LEDs verdes no modo CW-OSL. O tempo de estimulação do +material OSL empregado no equipamento é de aproximadamente 1s.
 
Equipamento para medida de Correntes de Polarização e Despolarização Termicamente Estimuladas (CPTE, CDTE).
Montado no Laboratório de Dosimetria, o equipamento é composto de um sistema de vácuo para mater a câmara na qual as medidas são realizadas a uma pressão ao redor de 5-10 mbar. Dentro da câmara, dois eletrodos em contato com a amostra são usados tanto para aplicar um campo elétrico com uma fonte de alta tensão, quanto para medir com um eletrômetro as correntes de polarização ou despolarização através da amostra. Também existem um sensor de temperatura que indica a temperatura da amostra durante as medidas, sensores de pressão e um forno caseiro usado para aquecer a amostra. O resfriamento é obtido mantendo a superfície externa da câmara dentro de nitrogênio líquido. Os dados são adquiridos por um microcomputador usando um programa de aquisição desenvolvido no Laboratório.
 
 
Conjunto de simuladores antropomórficos – adulto e pediátrico.
São utilizados para avaliação de doses em procedimentos diagnósticos e de terapia tanto na superfície do corpo como nos órgãos. São compostos por fatias e possuem orifícios que permitem a colocação de dosímetros luminescentes (TL e OSL) utilizados para as medidas de doses.
 
Sistema para detecção e análises de imagens.
Sistema de visualização e aquisição de imagens composto de um microscópio Leitz (modelo Diaplan - D.F.EP), uma câmara de vídeo CCD color JVC (modelo TK-C1380) acoplada ao microscópio e uma placa digitalizadora (Leica Meteor II Image Driver). Um programa (Leica QWin) desenvolvido pela Leica Microsystems permite a aquisição e análise de imagens em computador. Sistema utilizado principalmente para contagem e análise de traços produzidos por partículas alfa em detectores plásticos LR115.
 
Medidor de kVp não-invasivo.
Medidor de tensão não-invasivo para equipamentos de raios-X diagnóstico que operam na faixa de 40 a 160kVp. Permite também determinar tempo de disparo e forma de onda gerada pelo equipamento.
 
Espectrômetro gama
Espectrômetro portátil da marca Hamamatsu, Spectro Survey Meter SS-g, modelo C3475. Esse equipamento possui um cristal cintilador de NaI(Tl) cilíndrico com 25 mm de diâmetro por 50 mm de altura, acoplado a uma fotomultiplicadora. Uma janela de cristal líquido mostra em tempo real o histograma do espectro no intervalo de energia de 50 a 1670 keV, num total de 128 canais. A calibração da escala de energia é feita periodicamente utilizando-se uma fonte de 40K.
 
Detectores de Raios X e gama.
Modelo XR-100T-CZT, XR-100CR (SiPIN). Sistema de espectrometria gama e X composto por um detector baseado no cristal semicondutor telureto de cádmio e zinco (CZT) conectado à eletrônica usual (sistema de amplificação e analisador multicanal). Sua principal característica é a alta resolução operando em temperatura ambiente.
 
Leitor de TL/OSL - Risø
Fabricado por Risø National Laboratory, DTU, totalmente automatizado, com luz de estimulação azul e infravermelho. Possui fontes alfa e beta embutidos possibilitando irradiações das amostras no próprio aparelho.
 
Leitor de detetores OSL em forma de fita (POSLI)
Construído com componentes essencialmente adquiridos no mercado nacional, com projeto e usinagem no IFUSP, o POSLI é um eficiente e versátil leitor de luminescência opticamente estimulada (OSL) que utiliza luz verde de estimulação. Com esse instrumento é possível a leitura de detetores em forma de fita utilizados tanto em dosimetria de diagnóstico como em terapias que aplicam a radiação ionizante.