Laboratório de Dosimetria - Apresentação

Apresentação

O Grupo de Dosimetria das Radiações e Física Médica visa a produção de conhecimento e formação de pessoal na área de dosimetria das radiações tanto nos fundamentos como na física aplicada. Na área básica atua em caracterização de materiais dosimétricos empregando técnicas  como termoluminescência (TL), luminescência opticamente estimulada (OSL), correntes de despolarização termicamente estimuladas (CDTE) etc. Na área aplicada as pesquisas estão voltadas a avaliação de doses resultantes de procedimentos médicos em pacientes e em indivíduos ocupacionalmente expostos, de doses ambientais naturais ou de acidentes. Há alguns anos o grupo introduziu a dosimetria de lasers de baixa intensidade aplicada a medicina como novo campo de pesquisa e tem atuado junto com pesquisadores de outros departamentos do instituto e de outras instituições. Mais recentemente estudos em temas relacionados com a radiologia diagnóstica tem atraído muitos alunos, na área experimental e em simulação por computador. O Grupo atua também em controle de qualidade de equipamentos de diagnóstico por imagens do INRAD (HC-USP).