Pós-doc Mariéllen Longo

Efeito da terapia probiótica (Lactobacillus reuteri) coadjuvante no tratamento da periodontite crônica associada ao diabetes mellitus. Estudo Controlado Randomizado.

O uso da terapia probiótica adjuvante ao tratamento da doença periodontal em humanos, esta está emergindo como uma terapia potencial. No entanto são necessários mais estudos para elucidar o papel das bactérias benéficas na cavidade bucal e avaliar os efeitos desta terapia em pacientes sem DM e com DM no qual será de grande valor para determinar o significado clínico real desta terapia para o tratamento das doenças periodontais em pacientes sem DM e com DM tipo 2.

Este projeto tem um caráter inédito, pois enfocará na periodontite crônica os efeitos adjuvantes da terapia probiótica em pacientes com DM tipo 2. A hipótese deste estudo será que a terapia probiótica melhoraria o controle glicêmico e os parâmetros clínicos periodontais. Desta forma os resultados desta pesquisa possibilitarão criar novos horizontes no tratamento da doença periodontal em pacientes com DM com a utilização dos probióticos.

Será realizado um  estudo controlado randomizado em humanos, que irá avaliar os efeitos da administração do probiótico Lactobacillus reuteri  como terapia coadjuvante para o tratamento da periodontite crônica associada ao Diabetes Mellitus (DM), por meio de análise clínica e imunológica  e sanguínea. Pacientes com periodontite crônica diabeticos ou não serão tratados  somente com debridamento periodontal ou associado ao emprego do probiótico.

Supervisor: Profa Maria Aprecida Neves Jardini