Bem-vindo ao LMCAL

Nosso grupo de pesquisa se insere no contexto da Ótica Quântica, área que consiste basicamente no estudo em nível fundamental da interação entre a luz e a matéria. Experimentos em Ótica Quântica têm, por um lado, confirmado todas as previsões contraintuitivas da Mecânica Quântica e ajudado na construção da teoria e, por outro, usado suas leis na criação de dispositivos com propriedades sem análogo no mundo clássico.

Exemplos disso são as demonstrações experimentais de superposições quânticas de estados macroscópicos (estados "gato de Schrödinger"), micromasers (masers de "um átomo"), descoerência, condensados de Bose-Einstein, o Computador Quântico e a Criptografia Quântica. Estes dois últimos, realizados apenas em laboratório e em pequena escala, têm vistas a futuras aplicações de grande impacto tecnológico.

Atualmente, o Laboratório de Manipulação Coerente de Átomos e Luz (fundado em 1998) pesquisa correlações quânticas entre feixes de luz coerente através de suas propriedades estatísticas e trabalha na implementação de protocolos de comunicação quântica usando o emaranhamento quântico entre feixes de luz. Nossa pesquisa se faz a partir de três fenômenos básicos: transparência eletromagneticamente induzida (EIT), mistura de quatro ondas (4WM) e conversão paramétrica num Oscilador Paramétrico Ótico (OPO). Dispomos, para isso, de quatro mesas óticas, uma armadilha magneto-ótica (MOT) para átomos de rubídio, um laser comercial Diabolo com dobramento de frequência integrado, dois lasers de Titânio-Safira, diversos lasers de diodo (780 nm e 1560 nm) e lasers de He:Ne para fins didáticos.

Contamos com financiamento das seguintes agências de fomento à pesquisa: FAPESP, CNPq e CAPES. Além disso, nosso grupo é integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Informação Quântica (INCT - IQ).