Colóquio Gleb Wataghin: Prof. David Wineland

Por Andrea Wirkus


Para a segunda edição do Colóquio Gleb Wataghin, a Comissão de Pós-Graduação do IFUSP convidou o Nobel David Wineland. O encontro acontecerá no Auditório Abrahão de Moraes, entre as 10h30 e as 12h do dia 11/10/2017 (quarta-feira)

O Prof. Wineland foi contemplado com o Nobel em Física em 2012 por ter desenvolvido métodos experimentais inovadores capazes de medir e manipular sistemas quânticos individuais. Ligado ao Instituto Nacional de Padrões e Tecnologias dos Estados Unidos e professor do Departamento de Física da Universidade do Colorado (EUA), o professor é especialista em física atômica e influenciou diversos estudos sobre o arrefecimento a laser e o aprisionamento de átomos. Além disso, suas pesquisas tornaram possível a criação do primeiro condensado de Bose-Einstein do mundo.

Antes do Colóquio, entre as 9h e as 10h30, o professor estará à disposição de alunos de mestrado e doutorado do Instituto de Física da USP para uma conversa informal a respeito de sua trajetória como professor e pesquisador. O encontro será mediado pelo presidente da Comissão de Pós-Graduação, Prof. Paulo Alberto Nussenzveig. Maiores informações sobre esse bate-papo podem ser obtidas por meio do e-mail cpgaluno@if.usp.br.


 
Colóquio Gleb Wataghin e USP Lectures
 
Dentro de uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa em paralelo com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade, o colóquio com o Prof. Wineland também integrará o USP Lectures, projeto cujo objetivo é apresentar palestras de abordagem mais aprofundada sobre temas específicos. A primeira edição do Colóquio Gleb Wataghin, realizada em outubro de 2016, contou com a participação do Prof. Eugene Polzik.
O colóquio conta com entrada franca e será transmitido pelo IPTV USP.