Convite à Física

Data do Evento:
03/09/2014 - 18:00

Convite à Física 2014

Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP.

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

“Modelagem Molecular: de Átomos a Nanoestruturas”

Palestrante: Profa. Kaline Coutinho, IFUSP

Data: dia 03 de setembro, quarta-feira às 18:00 hs

Local: Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite

Resumo

Inúmeras aplicações da área de saúde e tecnologia, necessitam de materiais com características específicas e que não são encontrados na natureza. Portanto, existe uma necessidade clara em produzir novos materiais (sistemas moleculares) para esses fins.

Para desenvolver novos materiais de forma otimizada é essencial ter ferramentas computacionais que modelem o comportamento molecular e permitam compreender as interações entre átomos que compõem uma única molécula e as interações entre as moléculas.

Nesta apresentação mostraremos, de forma introdutória, os métodos utilizados por pesquisadores teóricos de diversas áreas para realizar a modelagem de sistemas moleculares indo de líquidos atômicos a estruturas supramoleculares como membranas modelo.

Os Organizadores.