VI Escola de Verão INCT de Fluidos Complexos

Data de Início:
06/02/2012 - 09:00

A Sexta Escola de Verão de Fluidos Complexos será realizada no período de 06 a 10 de fevereiro de 2012, no Auditório Novo 2, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

Como indicado no programa abaixo, estamos organizando uma escola com temas bastante variados, com palestrantes tanto brasileiros como do exterior.

A Escola é dirigida, prioritariamente, a estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de física, química, medicina, imunologia, odontologia e matemática, entre outras. Pedimos aos pesquisadores que incentivem seus estudantes a participar da escola, bem como a enviarem resumos para a apresentacão de seminários.

Também abriremos espaço para os pesquisadores do INCT apresentarem seus grupos de pesquisas, linhas de pesquisa, equipamentos, etc, de modo a permitir uma visão geral dos participantes do evento com relação aos vários membros componentes de nosso INCT.
Pedimos àqueles que pretenderem apresentar este seminário, sobre seus grupos, nos notifiquem, para que possamos alocar corretamente o tempo no programa.

As inscrições estarão abertas até 06/01/2012. Para fazer a inscrição acesse o site http://web.if.usp.br/fcomplex.

Obs.: Os alunos que solicitarem auxílio para participar do evento deverão nos enviar uma carta de recomendação de seu respectivo orientador até 06/01/2012.

08:30-09:30

Silvio

Apresentação dos Grupos que fazem parte do INCT:

Linhas de Pesquisas / Integrantes/

equipamentos

09:30-10:30

10:30-11:30

11:30-13:30

Almoço

Encerramento e Entrega

de Certificados

13:30-14:30

14:30-15:30

15:30-15:45

coffee break

15:45-17:05

1. Moshe Gottieb:

Polymers at interfaces - dynamics and interfacial rheology/Thermal effects in magnetic nanoparticles

1. Olivier Sandre:

Magnetic nanoparticles: synthesis, properties and biomedical applications

1. Chemistry of iron oxides nanoparticles
  2. Magnetic and magneto-optical behaviors
  3. Contrast agents in Magnetic Resonance Imaging
  4. Drug Delivery Systems with magnetic release

1. Katia Regina Peres: (Preliminar)

Calorimetric Techniques applied to biological systems

1. Silvio Salinas:

Elementary statistical models for the behavior of some complex fluids

1. Heitor Moreno: (Preliminar)

High blood pressure and atherosclerosis

Os alunos terão 15 minutos para apresentarem resultados de pesquisas que desenvolvem em seus grupos. Para isso será necessário que eles nos enviem um resumo da apresentação para que o mesmo seja avaliado e, eventualmente selecionado. Exortamos fortemente os alunos a enviarem resumos para apresentações orais.

Na Sexta-feira (10/02) cada grupo de pesquisa ligado ao INCT terá a oportunidade de apresentar seu grupo, linhas de pesquisa, atividades, equipamentos, etc. Dependendo do numero de apresentações alocaremos o tempo adequado, mas esperamos algo em torno de 30 minutos por grupo. Pedimos que os grupos que queiram apresentar que se manifestem.

Tipo do Evento: